Alimentação balanceada é uma grande aliada na hora de aliviar os sintomas da menopausa
Se você ainda não chegou nessa fase, um dia vai passar por esse fator que toda mulher tem em comum. A famosa menopausa acontece, geralmente, entre os 45 e 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva da vida da mulher. Isso significa que ela esgotou seu estoque de óvulos, que foram liberados desde a puberdade, mês a mês, ao longo de 30, 35 anos.
Esse processo biológico natural do organismo das mulheres quando chega vem acompanhado de diversos sintomas nada agradáveis, como ondas de calor, ansiedade, irritabilidade, suor noturno, diminuição de memória e, até mesmo, aumento para riscos de doenças cardiovasculares, maior resistência insulínica (aumento do tecido adiposo) e estresse associado ao aumento de cortisol.
Você já se perguntou se alimentação pode ser uma aliada no alívio desses sintomas? Segundo a nutricionista Maria Eliza Contri, sim. Uma alimentação balanceada e com os nutrientes corretos pode auxiliar no tratamento da menopausa.
Por isso, ela separou algumas dicas para te ajudar nessa fase, lembrando que a melhor estratégia é individualizada e acompanhada por um nutricionista!
- Vitamina E: Diminui as ondas de calor. Fontes: oleaginosas e óleos vegetais;
- Vitamina B6: Importante para a formação de triptofano (melhorando o bem-estar). Fontes: leite, ovos, batata, aveia;
- Vitamina C: Necessária para a síntese de hormônios ovarianos. Fontes: limão, laranja, morango, pimentão;
- Cálcio: essencial para garantir a massa óssea e contração muscular. Fontes: leite, queijos e vegetais verdes escuros;
- Ácido Fólico: ajuda a repor DNA e diminui o risco de câncer de mama. Fontes: vegetais verdes escuros;
- Zinco: é necessário para síntese de hormônios, para melhorar as funções ovarianas e otimizar as funções estrogênicas. Fontes: frutos do mar e peixes.
Lembrando que esses são alguns entre muitos nutrientes essenciais nessa fase!
Foto: Freepik