Funcionais, vidros garantem leveza, praticidade e modernidade aos ambientes.
Foi-se o tempo em que o vidro era apenas um coadjuvante na decoração. Hoje o conceito de frieza é ultrapassado já não cabem mais a eles, que trazem milhares de novidades nas mais diversas feiras de decoração pelo mundo afora. Agora o vidro tem papel fundamental no design de interiores, pois são os grandes responsáveis por deixarem o ambiente, clean, leve e ampliado, além de ser uma unanimidade entre os arquitetos e decoradores.
Os vidros ganharam papel de destaque na decoração atual, principalmente pela inúmera variedade de cores, modelos e formas que o mercado tem apresentado. Além disso, o vidro pode ser utilizado em conjunto com os espelhos, e apesar de suas funcionalidades distintas, são frequentemente empregados nos mais diferentes projetos para destaque de produtos e espaços.
Atualmente, a grande aposta dos profissionais da área são os vidros coloridos, que dão um charme a mais aos ambientes. Eles podem ser utilizados em portas de correr com roldanas aparentes em aço inox, tampos de mesa, aparadores, painéis e até pisos. Há ainda os vidros espelhados e fumês bastante usados em portas de armários. Além da beleza conferida aos vidros coloridos, eles distinguem-se dos incolores por terem em sua composição aditivos minerais, que além de dar a coloração necessária ao material, barram um mínimo de radiação solar.
Muitos são os aspectos positivos que podem influenciar na hora da escolha dos vidros no design de interiores, e sua funcionalidade é um dos fatores que geralmente é levado em consideração. Outro fator de relevância na hora de escolher os vidros para compor ambientes é que a alta resistência dos materiais dá aos designers e arquitetos a opção de empregar o vidro com ousadia e criatividade, o que dá ao cliente uma maior segurança ao escolher o material.
Fotos: Dariusz Jarzabek – Adobe Stock