Different salt  types on grey background.

Rosa x Branco

Será que o sal rosa é melhor que o tradicional sal branco quando o assunto é saúde?

Aposto que você já fez essa pergunta, afinal de contas o sal não é um dos aliados na hora de falar de alimentação saudável e cuidados, por exemplo, com a hipertensão. Mas, afinal o que é o sal rosa?

Também conhecido como sal do Himalaia, ele é obtido a partir dos cristais rochosos de sal extraídos de áreas próximas à cordilheira do Himalaia, principalmente no Paquistão. Sua cor, entre o salmão e o rosa, chama bastante atenção e, por não ser refinado, é considerado mais “natural” que o sal tradicional.

Perguntamos a nutricionista Maria Eliza Contri se vale a pena mesmo investir nesse tempero. E a verdade é que tanto faz!

“Não temos nenhuma evidência científica que nos mostre os benefícios do sal rosa para a saúde e nem que tenha diferenças significativas entre o sal comum ou outro tipo”.

Ainda de acordo com a nutricionista, se você optar por pagar mais caro no sal por ser do Himalaia fique atento, pois o sal rosa salga menos a comida e você pode acabar utilizando em maior quantidade o que na “teoria” de ser mais saudável acaba não funcionando. “Na minha opinião vale mais a pena investir em temperos naturais, como ervas frescas”, recomenda.

Foto: Abit24 – Adobe Stock

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>