Edney Silvestre entrevista jornalista Rhayanna Ferreira Araujo. -Divulgação

Globo Repórter apresenta pesquisa inédita sobre os efeitos da covid na capacidade de lembrar fatos recentes

Antonio Fagundes revela como decora seus textos em ‘Globo Repórter’ sobre

memória

Programa apresenta ainda pesquisa inédita sobre os efeitos da covid na capacidade de lembrar fatos recentes
A incrível capacidade dos atores de decorar textos é algo para ser estudado. Quem já trabalhou com Antonio Fagundes se surpreende mais ainda com a técnica que ele utiliza. Fagundes prefere decorar suas falas minutos antes de começar a gravar. “Eu dou uma lida nas para saber do que se trata e se  percebo que a cena é relativamente fácil, deixo para decorar na hora da gravação. Se tem uma fala de duas páginas, uma coisa maior, dou mais umas duas ou três lidas pra me localizar melhor. Mas isso leva cinco, dez minutos mais ou menos. Aí, gravo (risos)”, conta o ator em entrevista para  Edney Silvestre, no ‘Globo Repórter’ da próxima sexta-feira, dia 13, com foco nas novas descobertas sobre a memória.
E para seguir decorando mais e mais textos, Fagundes ensina outro truque. “Você tem que apagar. Eu fiz 30 e poucas novelas. São 200 capítulos em cada uma delas. Vamos multiplicando isso por páginas e a gente vê que se eu guardar tudo isso na minha cabeça, eu vou acabar esquecendo meu nome (risos)”, revela Fagundes no programa, que traz ainda uma pesquisa inédita sobre os efeitos da covid na capacidade de lembrar fatos recentes.

 

Esquecer panela no fogo, ar-condicionado ligado ou de deixar comida para o pet antes de sair. Dar uma aula e esquecer o tema e não saber quem são os alunos. Acabar de ver um filme e não se ter ideia  de que história contava. Todas essas sensações que algumas pessoas supõem serem os primeiros sinais de Alzheimer ou de demência podem não ter nenhuma relação com essas doenças. Pesquisa feita pela Rede Sarah com 614 pessoas acometidas pela Covid constatou como sequelas desconhecidas da doença deficiências na concentração, atenção, fluência verbal e, em todos, algum grau de perda da memória. Foram detectados ainda vários casos de aumento de ansiedade e depressão. O programa mostra o encontro de Edney Silvestre com algumas pessoas que tiveram a vida impactada por esses sintomas.

 

“Eu fiquei muito impressionado com a história da jornalista Rhayanna Ferreira Araújo que lia de quatro a cinco livros por mês e agora se esquece da página que leu ao chegar à seguinte. É de cortar o coração. Nem das músicas de Rita Lee, que a mãe dela cantava em sua infância, ela consegue se lembrar. Vamos retratar a angústia dos que tiveram grandes perdas da memória após a covid – e o alívio de quem encontrou tratamento e está se recuperando. Outra história que me impressionou enormemente foi a extraordinária memória do Antonio Fagundes, seus truques de aprendizado e o surpreendente caminho para agilizar a memória: aprender a apagar o que decorou antes, “limpar o HD”, como ele definiu”, conta Edney Silvestre.

Edney Silvestre

O ‘Globo Repórter’ apresenta também iniciativas como de taxistas de São Paulo que vão testar o pilates para melhorar a memória e as reações ao dirigir e como a meditação está ajudando crianças a se lembrar do aprendizado nas aulas e a melhorar as notas. “Ver as crianças da escola pública da periferia de São Paulo que, fazendo meditação toda semana, aprenderam a controlar suas ansiedades e agilizar a memória, tornando-se excelentes alunos, me deu uma esperança enorme em como melhorar a escola pública de nosso país”, acredita Edney.

 

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar no canal internacional da Globo na próxima sexta-feira, 13 de maio, às 21:35 (horário de NY).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>