Dicas para aplicar no seu dia a dia e otimizar a produção desse hormônio que é VIDA
Conhecido por ser o principal hormônio sexual masculino, ele também está presente nas mulheres e tem um papel fundamental na saúde. A testosterona atua no aumento da massa muscular, aumento e maturação dos ossos, disposição física, emagrecimento e o crescimento de pelos e cabelos corporais. Além disso, segundo a nutricionista Maria Eliza Contri, ela tem inúmeros benefícios, auxiliando no processo de emagrecimento, aumento e manutenção de massa muscular, mais disposição e atua, também, nas funções sexuais do corpo, como aumento de libido.
Para que tudo esteja a favor da sua saúde, é importante que os níveis de testosterona estejam bons, e é muito fácil saber quando ele está baixo, pois acontece um aumento da gordura corporal, diminuição da libido, diminuição da massa muscular, cansaço e indisposição. “Em mulheres que fazem uso de anticoncepcional associado a uma alimentação desregulada e alto nível de gordura corporal tem uma grande probabilidade de estarem com os níveis baixos de testosterona. O indicado é fazer exames clínicos/laboratoriais para avaliação”, explica a nutricionista. Agora, quer saber como a alimentação pode ajudar a manter um bom índice desse hormônio em nosso corpo? Confira:
Invista em alimentos ricos em zinco
Ele é um nutriente fundamental para uma boa síntese de testosterona. CARNES, FRUTOS DO MAR E AMENDOIM.
Aumente o consumo de couve ou brócolis
Eles possuem ótimas quantidades de INDOL-3-CARBINOL, nutriente que impede que a testosterona seja convertida em outros hormônios de forma indesejada.
Inclua alimentos ricos em crisina
Ela é um flavonoide, que tem o papel de bloquear uma enzima chamada aromatase, que atua no processo de conversão da testosterona.
ÔMEGA-3
Eles aumentam os níveis de colesterol bom, o percursor dos hormônios sexuais como a Testosterona.
E o mais importante: reduza o consumo de AÇÚCAR, ÁLCOOL, REFRIGERANTES E FRITURAS!
Eles favorecem o aumento de gordura abdominal e reduzem testosterona pelo aumento de enzimas aromatase.
Foto: Master1305 – Freepik