frederico martins financas

Controlando as Finanças, por Frederico Martins

Frederico Martins é especialista em educação financeira e dá aula sobre como render seu dinheiro
Eu realmente acredito que somente através da educação financeira as pessoas irão criar de verdade um futuro promissor.

Se você queria uma aula sobre educação financeira, então temos uma ótima notícia para você: a partir da próxima edição da Alô Você Magazine teremos um colunista especial falando sobre o tema. Frederico Martins é especialista no assunto e adora ajudar quem está interessado em aprender sobre como controlar as finanças.

Quer saber mais sobre ele? Confira esse bate-papo e, claro, já prepara suas perguntas para que ele responda nas próximas edições!

Alô Você Magazine: Fred, você pode contar um pouco sobre sua experiência com educação financeira e sua história?
Frederico Martins: Nasci em Belo Horizonte, MG, cheguei nos Estados Unidos em 1993. Sou casado com Camille e pai da Bruna e Luana. Sou Consultor Financeiro Licenciado, Vice-Presidente Nacional da Five Rings Financial, empresa que tem headquarters em Denver, Colorado. Antes de montar minha própria agência financeira, fui Vice-Presidente da Cellular Concepts, CEO da Zezoo Fulfillment Solutions e CFO da Blue Macaw Group. Tenho mais de 25 anos de experiência no mercado corporativo norte-americano. Mas antes de ingressar no mercado corporativo, ralei muito como muitos dos brasileiros que aqui chegam. Encarei a construção, limpeza, restaurantes, até o dia em que tive a oportunidade de abrir minha primeira empresa de telecomunicações em parceria com o grupo Cellular Concepts de Wayne, PA.

A.V.M.: Quais são os primeiros caminhos para começar a se educar financeiramente?
F.M.: Buscar conhecimento e entender as regras do jogo financeiro. Eu realmente acredito que somente através da educação financeira as pessoas irão criar de verdade um futuro promissor. As leis e regras do mercado estão disponíveis a qualquer pessoa, a diferença entre o rico e o pobre, é que o rico entende as regras deste jogo e nunca para de buscar conhecimento. Já os pobres o máximo que conseguem é ganhar dinheiro. Existe uma diferença enorme entre ganhar dinheiro e criar riqueza para o futuro. Nossa comunidade é trabalhadora, chega aqui nos Estados Unidos e se reinventa, aprende rapidamente como se faz para ganhar dinheiro, mas muitos se limitam e param por aí. Existe coisas simples que podem levar as pessoas a criarem verdadeiras fortunas a longo prazo. Por exemplo, se você aprender a proteger seu dinheiro de impostos, ao longo dos anos você irá economizar milhares e até mesmo milhões de dólares, só por entender estas estratégias. Warren Buffett é um dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna estimada em 85 bilhões de dólares. Para você ter uma ideia, em 2013 ele faturou 37 milhões de dólares, por dia, isso mesmo que você leu, por dia. Acordava, ia trabalhar e quando voltava para casa, 37 milhões na sua conta, no outro dia acordava, ia trabalhar, voltava e mais 37 milhões. Agora pasmem, porque ele entende as regras do jogo, paga menos imposto de renda em termos percentuais que sua secretária.

A.V.M.: Qual a maior dificuldade das pessoas quando o assunto é educação financeira?
F.M.: Se libertar de crenças e conhecimentos equivocados relacionadas a dinheiro que elas aprenderam quando ainda crianças. Geralmente o primeiro lugar que aprendemos sobre finanças é dentro da nossa própria casa. Nossos pais aprenderam com nossos avós e nós com eles. Isso é maravilhoso, desde que você venha de uma família rica. E mesmo se você vem de uma família rica, para você ser mais rico que seus pais, você precisa de aprender algo de novo. Agora se você vem de uma família pobre, aí complicou, pois provavelmente você faz com seu dinheiro hoje, o que seus pais faziam quando você era criança. Para quebrar este ciclo, tem que se educar.

A.V.M.: Por que é importante falar sobre educação financeira e ajudar as pessoas a entenderem melhor sobre essa área?
F.M.:  Porque somente assim nós viveremos verdadeiramente o SONHO AMERICANO. Ninguém um dia sonhou sair do seu país, vir para os Estados Unidos somente para trabalhar, trabalhar, trabalhar, pagar contas durante anos e depois envelhecer pobre. O sonho para muitos vira um pesadelo com o passar dos anos, muitos estão atolados em cartões de créditos e sem perspectiva alguma para o futuro. Poucos sabem que mesmo estando ilegais, eles podem proteger suas famílias, fazer planos de previdência privada e planejar sua aposentadoria. Nosso objetivo é educar o maior número de pessoas da nossa comunidade através de eventos online e presenciais de educação financeira. Se a área financeira está desequilibrada, como a pessoa terá uma vida equilibrada? Impossível ter paz com as contas atrasadas e é por isso que quase 80% dos divórcios tem ligações com a área financeira. Além dos eventos, fazemos atendimentos às famílias e o melhor de tudo é que não tem custo para os clientes participarem e serem atendidos.

Para finalizar, eu tenho uma notícia maravilhosa para nossa comunidade brasileira, inauguramos nossa agência em NJ e PA, estamos expandindo e além de toda educação financeira, daremos oportunidades para as pessoas conhecerem melhor nossa empresa e até mesmo virarem um consultor financeiro. Nossos eventos presenciais irão acontecer pelo menos 1 vez por mês na região de Philadelphia e Nova Jersey e estarão abertos para todo mundo.

Fred@fredericomartins.com
(954) 404-4300

foto: Studio Meraki Photography
@carolinaasssuncao 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>