raiza costa entrevista 202012

Raiza Costa: Ela é a Rainha da Cocada

Raiza Costa tem um programa na GNT que ensina a criar receitas variadas e cheias de encanto.

O ‘Rainha da Cocada’, programa do canal GNT, chegou ao Globoplay nos EUA, com a segunda temporada também disponível no canal internacional. No programa, a chef de confeitaria Raiza Costa encontra inspiração nos temas mais diversos para criar sobremesas lúdicas e cheias de magia.

Na quinta temporada, que estreou na plataforma, no dia 26 de novembro, a chef transforma em programa a sua própria história, ao descobrir registros de sua infância em dezenas de horas de vídeos caseiros gravados pelo seu pai. Com base nesse material, Raiza traz uma edição que resgata momentos de sua infância, associados a sabores de sua história. Entre as delícias que prepara, estão as receitas de torta gelada de maracujá com merengue, sonho recheado de creme de limão e biscoitão de chocolate derretido.

Raiza mora no Brooklyn, em Nova York, e celebra a chegada do ‘Rainha da Cocada’ ao país.

Alô Você Magazine: A quinta temporada do Rainha da Cocada acaba de ser disponibilizada no Globoplay e os brasileiros que vivem aqui agora já podem maratonar todas as edições do programa. Como é pra você poder estar ainda mais perto do público que também te acompanha por aqui?
Raiza Costa: Fico muito feliz pois o programa sempre fez uma ponte entre os EUA e o Brasil mas ainda faltava o público brasileiro que vive aqui ter acesso a esse conteúdo. Apesar de ser um programa de confeitaria, o Rainha também aborda temas lúdicos e mostra lugares especiais pela cidade de Nova York e Upstate, ou seja, é ainda mais relevante pra quem mora aqui.

A.V.M.: Na quarta temporada você resgata clássicos da confeitaria brasileira, além de contar de forma linda e colorida a história por trás desses doces tradicionais. A receita do bolo de rolo, por exemplo, não pareceu ser tão difícil de seguir. Desmistificar a confeitaria segue sendo um dos focos do programa?
R.C.: Simplificar conhecimento sempre será o foco do meu trabalho. Eu estudo e desenvolvo técnicas para poder passá-las adiante, de modo que todos possam ter acesso e principalmente compreendam a razão das reações químicas das receitas de confeitaria. Não adianta falar se você não for entendido. Eu esmiúço uma receita e a quebro em várias partes. Com isso, produzo um programa leve, com humor e que é informativo, cheio de técnica e de conhecimento. O resultado são episódios que são verdadeiras aulas sem você nunca notar que é um estudante.

A.V.M.: Qual o seu doce brasileiro preferido? E o americano?
R.C.: Pudim COM CER-TE-ZA! Hoje e sempre. A textura macia e aveludada de um pudim de baunilha com calda de caramelo terá sempre um lugar especial no meu coração. Americano eu diria que um bom cookie de chocolate amargo, crocante nas bordas, macio no centro e com o chocolate bem distribuído por toda a massa, fazendo poças ao invés de gotas.

Foto: GNT – Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>