bem estar Kátia Tomoko entrevista 202108 (1)

Bem Estar: O que você sabe sobre Terapia Holística?

Conversamos com Kátia Tomoko, que tem atendido diferentes famosos e conta um pouco sobre a técnica que ajuda em diferentes setores da vida

Falar sobre saúde mental é importante, principalmente diante de tudo que todos vivemos nesses dois últimos anos, por isso batemos um papo com Kátia Tomoko Sekitani, psicoterapeuta, que recentemente fez uma live com a DJ Laura Keller para falar sobre o processo de separação da DJ. Então, voltamos a pergunta: Você sabe o que é psicoterapia holísitica? Confira o bate-papo:

Alô Você Magazine: O que é a psicoterapia holística?
Kátia Tomoko Sekitani: As psicoterapias holi´sticas servem para tratar questo~es emocionais de grande impacto, como uma perda de algue´m querido, por exemplo, a outras que, muitas vezes, consideramos menores, como um desconforto emocional no trabalho, uma briga com seu parceiro (a) ou ate´ mesmo uma tristeza que, a`s vezes, surge sem muita explicac¸a~o.
Se concentrando tanto nas causas da doenc¸a como nos sintomas. Podendo tratar na~o so´ as pessoas cuja doenc¸a ja´ alcanc¸ou o corpo fi´sico, como tambe´m aquelas que desejam se sentir mais leves, equilibradas, empoderadas e mais plenas em suas vidas.

No meu processo de trabalho utilizo algumas te´cnicas como: Reprogramac¸a~o Mental; Regressa~o Terape^utica; Terapias de Vidas Passadas; Programação Neurolinguística (PNL); Constelac¸o~es Qua^nticas; Reiki; Yoga do Riso; Constelac¸a~o Siste^mica Organizacional e Humanoterapia. É importante deixar claro que as terapias holi´sticas e integrativas sa~o complementares a` medicina tradicional (alopatica), e na~o devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento me´dico.

bem estar Kátia Tomoko entrevista 202108 (2)

A.V.M.: Quando você começou seu trabalho nessa área e por quê?
L.T.S.: O luto pelo fim de um relacionamento, há 12 anos, me levou a buscar ajuda profissional. Passei por psicólogos, psicanalistas, médicos homeopatas, centros espíritas, vivências de religiões diversas até chegar aos terapeutas holísticos, onde acabei me encontrando, de fato. Dentro da área Holística, que é vasta, já passei por terapias de: florais, aromaterapia, tantrismo, tarot, regressões, yoga hormonal, constelações, risoterapia. Já experimentei muita coisa, mas dou graças por ter conseguido superar tudo sem medicamentos químicos.

Fiz meu primeiro curso de formação na área holística em Reiki, em 2009. O meu intuito era apenas de me conhecer mais. Tinha uma carreira consolidada na área de comunicação, marketing e gestão empresarial, mas não estava completamente feliz. Meu plano inicial era sair da gestão de shopping centers para gestão na área de Saúde. Fiz alguns cursos na área e meu TCC de conclusão do MBA Executivo em Gestão de Negócios teve o tema: Contribuições do Paradigma Holístico para a Gestão Corporativa. Ou seja, segundo esse conceito, as empresas são encaradas como organismos vivos. Onde todos os processos e colaboradores são importantes para atingir o pleno êxito em uma organização.

Em 2018, passei um período tentando levar as 2 coisas: as consultorias de marketing mais minha formação como terapeuta. Mas meu mentor e terapeuta na época, me orientou a focar em uma das áreas, pois não daria certo servir a 2 senhores e querer ser um expert. Foi o que fiz! Tirei o ano de 2019 todo para me aperfeiçoar. Me mudei para São Paulo, onde estou eu agora vivendo e hoje vivo 100% dos meus atendimentos como psicoterapeuta on-line. Feliz e realizada com minhas escolhas, já atendi clientes pelo mundo afora: Japão, Portugal, Estados Unidos, Espanha, Holanda, Bélgica, Austrália e Itália.

A.V.M.: Em que ela se difere dos outros tipos de terapias?
L.T.S.: O psicoterapeuta holi´stico entende que cada pessoa esta´ inserida num contexto e forma um sistema completo. A abordagem holi´stica considera que a causa de muitas doenc¸as que aparecem no nosso corpo fi´sico sa~o reflexos de desajustes emocionais, mentais e energe´ticos. Ou seja, ajudo a encontrar e tratar a raiz dos problemas dos meus clientes, mostrando a eles um caminho de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.?

A.V.M.: Quais os maiores benefícios da psicoterapia holística?
L.T.S.: A terapia é um processo sem julgamentos. Não é uma relação social, com conselhos e advertências. O objetivo da terapia é buscar saídas e soluções, e não ficar procurando erros e defeitos. Trata-se de um espaço para que cada pessoa possa se descobrir, decidir quem e como quer ser e com quem e onde quer estar.

Sempre digo para meus clientes que a terapia é a melhor estratégia para se conhecer melhor, lidar de maneira mais madura e consciente com as emoções e resolver conflitos.

E a terapia é o melhor investimento que podemos fazer por nós mesmos. A psicoterapia ajuda no amadurecimento, no autoconhecimento e, com isso, ajuda a encontrar nossa melhor versão em cada momento da vida.

A.V.M.: Geralmente ela é indicada para ajudar em quais questões?
L.T.S.: Problemas relacionados a estresse, luto, ansiedade, traumas, bloqueios, compulso~es, transic¸a~o de carreira, relac¸o~es interpessoais, bloqueios financeiros, entre outros.

A.V.M.:. Quanto tempo dura em média um acompanhamento por psicoterapia holística?
L.T.S.: Primeiro faço uma conversa inicial de anamnese e apo´s a entrevista, se o cliente chegar com algum tipo de desconforto como ansiedade, tristeza profunda ou pa^nico, o tratamento e´ iniciado de imediato. A sessa~o so´ e´ encerrada quando ele estiver se sentindo melhor do que quando chegou e podem durar até 3 horas. Quando o cliente precisa de um tratamento mais longo, geralmente e´ agendado um encontro on-line uma ou 2x por semana, vai depender da urge^ncia de cada caso. Inclusive, a durac¸a~o dos tratamentos e´ bem menor do que as terapias convencionais. Nas sesso~es de terapia vou ajudar voce^ a entender o seu conflito sob va´rios a^ngulos, identificar os padrões prejudiciais e montar tratamentos de reprogramac¸a~o de ha´bitos, com supervisa~o conti´nua. Isso significa que todos os clientes em tratamento têm acesso direto a mim, mesmo nos intervalos entre uma consulta e outra. O processo continua, semana a semana, ate´ voce^ alcanc¸ar seus objetivos e receber alta.

Fotos: Rosangela Sa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>