frederico martins

Como se organizar para os gastos de fim de ano

 

O DJ Eder Oliveira, natural da Cidade de Ipuiuna Estado de Minas Gerais, chegou aos Estados Unidos em 2000

Será que ainda dá tempo de organizar os gastos de fim de ano e entrar um 2022 com as contas em ordem? Dá tempo, sim! Mas para isso é preciso ter disciplina, organização e começar a mudar os seus hábitos desde já.

Uma coisa que sempre falo para meus clientes: quanto antes se preparar para os gastos, melhor. Isso evita levar sustos com as tradicionais despesas de fim de ano que refletem no começo do ano seguinte, como compras do Thanksgiving, ceia de Natal, presentes, Ano Novo e etc.

Separei algumas dicas que vão ajudar você a começar o ano sem dor de cabeça e no azul.

Analise sua atual situação financeira
O primeiro passo para não passar aperto no começo do ano é avaliar a situação financeira atual e fazer o que chamamos de funil financeiro, ou seja, um raio-X de tudo que entra e sai do seu bolso. A recomendação é montar um orçamento pessoal ou familiar. Liste todas as fontes de renda (salário, aluguéis e outros tipos de receita) e, claro, todos os gastos. Você merece saber quais são seus gastos fixos, semi-variáveis e altamente variáveis.

O objetivo aqui é descobrir para onde o seu dinheiro está indo. Assim, fica mais fácil planejar os gastos que sempre aparecem no fim do ano.

Caso você tenha dificuldade para fazer esta análise financeira, busque um consultor financeiro licenciado para lhe ajudar neste processo. Eu como todos nossos consultores, não cobramos para fazer os atendimentos, então aproveite essa oportunidade e comece agora.

Corte gastos que não fazem falta
Com o diagnóstico financeiro em mãos, busque despesas que você possa cortar, como aqueles gastos que realmente não irão fazer falta no dia a dia. Uma dica: aquele presentinho mais caro para os familiares e amigos é mesmo necessário nesse momento? Evite gastos supérfluos e assim, você irá abrir espaço tanto para as despesas de fim de ano, quanto para os tradicionais gastos de início de ano.

Tem dívidas? É hora de regularizá-las!
Quem tem dívidas com juros altos, como cartão de crédito, o ideal é trocá-las por linhas de crédito mais baixas e sempre pagar as dívidas que têm os juros mais altos. Juros compostos contrários são avassaladores.

Eu quero ou eu preciso?
Esta é uma pergunta crucial que devemos fazer a nós mesmos na hora que nos deparamos com uma oferta ou promoção, não é porque parece tentador que devemos consumir apenas para não ficar com a sensação de ter perdido uma oportunidade, é preciso perguntar sempre: Eu quero ou eu preciso? Se a resposta for eu quero, simplesmente não compre.

Valorize cada centavo que passar pelas suas mãos, tenha um relacionamento sério com o seu dinheiro para realizar sonhos. Afinal, ninguém veio para este país para somente trabalhar e pagar contas.

Gaste com moderação.

logo frederico martins

Frederico Martins
Agende sua consulta grátis comigo e terei o maior prazer
em lhe atender.

Telefone: (954) 655-2500

Visite: www.fredericomartins.com

Envie seus e-mails para: contact@fredericomartins.com

Me siga no Instagram @sherpafredmartins

Foto:Lucas Queiroz (Click Studio)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>