capa valeria rodrigo sord 202201

Valéria e Rodrigo: Empreender em Dupla

-Valéria e Rodrigo contam tudo sobre sua atuação no mercado de car dealership nos EUA-

“Temos uma equipe profissional, atenciosa e sempre disposta a ajudar a encontrar o “carro dos sonhos”. Podemos atender 100% on-line e entregar o carro na porta da casa do cliente, esse é um grande diferencial!”

Nos Estados Unidos desde 2017, o casal Valéria De Sordi e Rodrigo Mennet, são empreendedores de sucesso e provam que é possível persistir e traçar caminhos para realizar sonhos e alcançar objetivos. Atuando no segmento de “car sales” eles mantêm duas empresas, a Autolot e a Real Deal, que têm como principal linha de negócio a venda de carros de médio e alto padrão. Confira nessa entrevista exclusiva um bate-papo sobre empreendedorismo e sucesso!

ALÔ VOCÊ MAGAZINE: Quando vocês chegaram nos Estados Unidos?
Valéria DE SORDI: Chegamos nos EUA em 2017.

A.V.M.: Por que escolheram o país para firmar residência?
V.S.: Como muitos brasileiros, saímos do nosso porto seguro, de perto de nossas famílias em busca de um sonho, de empreender e desenvolver nosso próprio negócio nesta terra. O Rodrigo sempre foi empreendedor e sonhador, estava em um momento de transição pessoal e profissional no Brasil, e optou por recomeçar aqui nos Estados Unidos. Na busca incessante por alguma oportunidade, atuou em outras áreas aqui antes de conhecermos o segmento de “car dealership”. Atuar em outras áreas foi muito importante para chegar aonde chegamos hoje, pois entendemos a luta e o dia a dia de cada um de nossos clientes.

A.V.M.: Pode contar um pouco sobre a Autolot e a Real Deal? Como elas funcionam?
V.S.: A Autolot e Real Deal são duas empresas especializadas em vendas de veículos seminovos de médio e alto padrão. Nosso foco está no cliente imigrante, falamos espanhol e português e temos uma equipe adaptada para nosso público, que auxilia no processo de compra do carro do início ao fim. O processo de vender um carro parece fácil, mas vai muito além do cliente escolher um carro na loja, já que fazemos documentação, financiamento e emplacamento. Estamos falando de um processo que nos envolve como dealer com o cliente, bancos e o Estado. Então, se não for personalizado de acordo com o que cada cliente pode apresentar de documentação, muitas vezes a experiência do cliente pode não ser boa e acabar frustrado com o negócio. A Autolot está localizada em Bristol, PA e foi nossa primeira loja, onde concentramos a central de processamento de todos os negócios. A Real Deal, localizada em Philadelphia, PA, foi nosso segundo e mais recente empreendimento nesse ramo, ela ainda está começando a ganhar força no mercado,mas temos um objetivo bem definido e firme de consolidá-la no mercado. Hoje nossa forma de trabalho está focada em manter organização no processo para minimizar problemas e manter os clientes satisfeitos. Eu e Rodrigo administramos juntos as empresas, Rodrigo com foco na venda dos veículos e controle de pagamentos, eu com foco nas aprovações, controle de pós-venda e pessoas (nosso time). Em relação ao time, temos um gerente comercial responsável pela venda, fechamento de cada negócio, equipe de vendas e equipe de processamento que envolve desde documentos até emplacamento.

A.V.M.: Por que escolheram esse ramo de atuação nos Estados Unidos?
V.S.: Quando chegamos Rodrigo teve a oportunidade de atuar em muitas áreas e conhecer um pouco de cada uma. Trabalhou na área da construção, venda on-line, consultoria financeira, mas percebeu que havia algumas áreas saturadas e com muita concorrência. Nós nunca havíamos atuado neste ramo automotivo antes, nem no Brasil. Mas por obra do acaso, um dia quando ele foi trocar de carro, foi convidado para trabalhar como vendedor em uma loja que também tinha o mesmo foco de atendimento ao cliente imigrante. Ele prontamente aceitou o desafio em busca de mais aprendizado e foi aí que percebeu que era um mercado com muita oportunidade, principalmente se o serviço oferecido fosse focado e personalizado para essas pessoas que estavam chegam aqui de outros países.

A.V.M.: Quais foram os principais desafios em empreender nos Estados Unidos?
V.S.: Foram muitos os desafios, desde a tomada de decisão de mudar do Brasil para cá, até chegar aonde chegamos hoje. Os desafios do dia a dia de um negócio que não trata simplesmente da venda – mas que envolve outros segmentos como bancos, seguradoras e Estado – são muitos. Então, precisamos buscar o conhecimento das regras de cada área e sem esquecer que temos as variações de regra de cada Estado. Existe o desafio de empreender em casal, que também deve ser administrado, pois tudo se entrelaça, casa, trabalho, problemas, conquistas e família. Desafio de formar e manter as equipes, que são as pessoas que fazem tudo acontecer, mas que ao mesmo tempo também são pessoas que estão aqui em busca de um sonho em um processo de transição e busca de aprendizado.

A.V.M.: Qual diferencial da empresa e dos serviços que vocês oferecem?
V.S.: O grande diferencial está no atendimento personalizado para cada cliente de acordo com o tipo se carro que procura, considerando o tipo de documentação que tem disponível e histórico de crédito. Outro diferencial está em optarmos por trabalhar com veículos de médio e alto padrão, onde naturalmente o cliente tem mais segurança na compra, podendo financiar através de bancos que oferecem garantia, com uma entrada (downpayment) baixa e facilitada. Além disso, temos uma equipe profissional, atenciosa e sempre disposta a ajudar a encontrar o “carro dos sonhos”. Podemos atender 100% on-line e entregar o carro na porta da casa do cliente, esse é outro grande diferencial!

A.V.M.: Que conselhos daria para quem quer empreender nos Estados Unidos?
V.S.: Nada é fácil no começo! Existe um período de adaptação física e emocional. E aqui ainda temos um agravante nessa adaptação que é estarmos longe da nossa zona de conforto, das nossas famílias, amigos queridos e isso acaba afetando emocionalmente ainda mais o desenvolvimento de qualquer projeto. Existe um período em que o foco deve estar em buscar conhecimentos básicos e gerais para viver aqui ou começar um negócio, mas na maioria das vezes a parte financeira de quem está chegando não facilita o começo de um negócio. As pessoas vão se acostumando com o que aprendem fazer e que está mais cômodo e seguem, apagando o sonho de empreender. Começar algo do zero significa arriscar perder tudo que já conquistaram. É preciso muita coragem e otimismo para enfrentar essa transição, porém nada como o tempo e a paciência para colocar tudo no seu lugar.

Fotos:Lucas Queiroz (ClickStudio)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>