Alice Willis está à frente de diferentes empreendimentos nos EUA e ganhou o Prêmio Os Notáveis 2022
A empresária, que chegou aos EUA em 2004, é formada em secretariado executivo, trilíngue pela Universidade Católica do Estado de Goiás e membro da comunidade brasileira de Philadelphia, Pennsylvania. Nascida em Cavalcante – Goiás (Quilombola), Alice imigrou para o EUA com o sonho de mudar sua vida. Sua trajetória em solo americano começou com seu trabalho como house cleaner para a comunidade brasileira da Philadelphia. Depois de seis meses trabalhando duro, montou sua própria companhia neste mesmo ramo, mostrando assim, seu espírito de empreendedora.
Alice, que também é formada em estética com especialização em bronze, arriscou em abrir o espaço de bronzeamento Bronze Xike, sendo uma das maiores referências em seu seguimento na comunidade da Philadelphia, PA. Seu interesse, paixão e conexão com o seu trabalho, a fizeram uma profissional de muito valor, tanto na estética como no ramo de house cleaning. Confira um bate-papo exclusivo com a capa dessa edição.
ALÔ VOCÊ MAGAZINE: Como foi sua mudança para os EUA? O que te levou a mudar de país?
Alice Willis: Quando terminamos a faculdade, sempre sonhamos em conseguir um bom emprego, mas esse não foi o meu caso, o emprego não veio e de repente me vi diante de dificuldades. As coisas não eram fáceis na minha cidade, venho de uma família muito humilde, e isso gerou dentro de mim uma vontade enorme de vencer, não me entreguei ao comodismo. Foi quando apareceu a oportunidade de viajar para América junto com alguns amigos, foi uma decisão muito difícil, pois nossa família é muito unida, e isto foi muito doloroso. No começo foi muito difícil, eu chorava bastante de saudades, mas eu não podia olhar para trás, eu precisava passar pelo processo, e foi o que fiz, cheguei nos Estados Unidos e em 6 meses já tinha montado minha companhia de limpeza, iniciando o começo de um sonho.
A.V.M.: No Brasil, em qual ramo você trabalhava?
A.W.: Eu trabalhava numa grande companhia como secretária de diretoria. Depois de um tempo atuando na área, decidi vir para os Estados Unidos.
A.V.M.: Sempre pensou em empreender?
A.W.: Sim, sempre tive o pensamento de empreendedora, já tinha tentado antes de vir para os Estados Unidos a primeira vez, mais infelizmente não deu certo, por falta de capital acabei quebrando.
A.V.M.: Qual foi seu primeiro empreendimento de sucesso?
A.W.: Acho que o meu primeiro empreendimento foi quando eu voltei para o Brasil em 2010 e resolvi abrir minha primeira loja, o Brechó Xike. Lá eu via as clientes chegarem com aquelas marquinhas perfeitas de biquíni e pensei comigo: “vou fazer esse bronze”. Peguei o contato e fui lá fazer a tão famosa marquinha. Já saí de lá com o objetivo de fazer o curso de bronzeamento natural. A partir daí tudo começou.
A.V.M.: Conta um pouco da história das suas empresas: Bronze Xike, o Sex Shop Xike e a companhia de limpeza.
A.W.: Eu e minha irmã, Irene, resolvemos abrir nosso próprio espaço do bronze. Aí surgiu mais um ‘Xike’ que foi o Bronze Xike. A minha cunhada Dety, esposa do meu irmão, chegou da Irlanda e uniu seu salão de beleza conosco, aí surgiu outro ‘Xike’ que é o Xike Cabelereiro. Isso tudo em um curto espaço de tempo, ao todo um ano e meio em que estive no Brasil. Aí eu resolvi voltar ao Estados Unidos. Em 2012 eu comecei a trabalhar com o Bronze Xike aqui nos Estados Unidos nos finais de semana, durante o verão. Durante a semana eu trabalhava na minha companhia de limpeza, que tenho desde 2004.
Nesse um ano e meio que fiquei no Brasil, eu fiz vários cursos na área de estética, como massagem e outros. Aqui eu fiz o curso de massagem na Cortiva Institute para pegar a licença para trabalhar na área. Só que a minha grande paixão sempre foi o bronze. Em 2021 eu percebi que já era hora de abrir meu espaço aqui. Abri o Espaço Xike com bronzeamento artificial, que é uma febre no Brasil no momento. A partir daí comecei a luta tudo de novo, correr atrás de cursos para aprender a trabalhar com a máquina e tirar a licença para não ter dor de cabeça. Neste meio tempo fui para o Brasil fazer mais cursos como personal bronzer e trazer ainda mais novidades para as minhas clientes. Logo depois abri o Sex Shop Xike. E não vai parar por aí, estamos com novos projetos para 2023.
A.V.M.: Qual diferencial das suas empresas?
A.W.: Nós acreditamos que uma empresa só pode ter um diferencial competitivo se ela conhecer o perfil de seus consumidores. É necessário identificar a idade, o sexo, os hobbies, os hábitos de consumo e os interesses, isso nos ajuda a avaliar as necessidades dos nossos clientes e, também, podendo relacioná-las com os produtos e serviços que nossa empresa oferece.
A.V.M.: Qual segredo do sucesso dos seus negócios?
A.W.: O maior segredo do meu sucesso é: amor ao que se faz e perseverança.
A.V.M.: Você ganhou o prêmio Os Notáveis. Qual importância dele na sua carreira e trajetória?
A.W.: Foi um prêmio muito importante, pois significa muito para mim, tudo isso me fez lembrar de onde eu vim, das dificuldades do interior castigante. Hoje eu posso dar assistência para minha família e tudo isso com frutos do meu trabalho. Para mim, não há nada mais gratificante, estou muito realizada.
Agradecimentos especiais a:
Jóias: OuroArte
Personal: Meire Personal Training
Cílios: Paloma Cavalcante
Roupas: Maria Costureira
Unhas: Dara
Fotos: Lucas Queiroz | d1sk; striZh – Adobe Stock