Ketogenic low carbs diet - food selection on white background

Bem Estar: Santo Magnésio

UM MINERAL QUE TEM TUDO A VER COM A QUALIDADE DA SAÚDE DO SEU CORPO

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar em Magnésio, certo? O mineral que é essencial para a saúde e qualidade de vida está presente em mais de 300 funções biológicas.

Muitos processos fisiológicos dependem dele, para você ter uma ideia, ele age como um sistema de distribuição mineral que trabalha com o corpo para que esses e outros elementos sejam devidamente absorvidos; trabalha em conjunto com as enzimas, assegurando que as reações estejam em equilíbrio; ajuda na metabolização da glicose, atuando nas reações que resultam na insulina.

Além disso, consumir magnésio é determinante para que neurônios trabalhem com mais eficiência. Isso faz com que você tenha uma memória melhor e um raciocínio mais coeso. Ajuda na redução do estresse e ansiedade e atua na diminuição do acúmulo de gordura nas artérias, reduzindo as chances de um infarto. Ele é um regulador da pressão arterial, evitando a hipertensão.

Confira um bate-papo com a nutricionista Maria Eliza Contri para saber mais sobre esse mineral!

Alô Você Magazine: Existem vários tipos de magnésio?
Maria Eliza Contri: Você pode encontrar 8 versões do magnésio Magnésio Taurato; Óxido de magnésio; Carbonato de magnésio; Cloreto de magnésio; Magnésio quelato; L-treonato de magnésio; Magnésio Glicil Glutamina; Magnésio Dimalato, sendo esse uma das melhores versões pois é uma das versões que se tem uma melhor absorção

A.V.M.: Qual a sua função no nosso corpo?
M.E.C.: Ele desempenha milhares de funções, como atua na contração e relaxamento muscular (isso interferindo até no aparecimento de câimbras, não apenas a falta de potássio que acometera isso), atua na respiração celular e geração de energia, importante para massa óssea, pois ele faz parte da composição óssea em grande quantidade além de afetar a concentração de paratormônio e vitamina D, que são essenciais no processo de formação do osso! Também é importante para saúde das articulações e cartilagens, diminuindo a atividade inflamatória nestes locais. Auxilia no controle de diabetes, pressão arterial, enxaquecas e depressão. Como muitos outros benefícios.

A.V.M.: Em quais alimentos encontramos magnésio?
M.E.C.: Alimentos como: abacate, nozes e amêndoas, leguminosas, peixes gordurosos, sementes de abóbora.

A.V.M.: Ele pode ser um suplemento vitamínico manipulado?
M.E.C.: Sim, podemos suplementar magnésio quando se tem a necessidade. Esses são alguns tipos de suplementos disponíveis no mercado:

Cloreto de magnésio: Magnésio ligado ao cloro e, por isso, é absorvido mais rápido. Porém, por conter cloro, pode desregular a produção ácida do estômago. Indicado para pessoas que não tenham problemas gástricos;

Óxido de Magnésio: Não é muito absorvido pelo corpo, pois não dilui bem em água. Utiliza-se, principalmente, como antiácido e laxante;

Magnésio Quelato: Uma das fórmulas que contém maior concentração de magnésio, onde o mineral é combinado com o ácido málico). É mais indicada para pessoas que possuam deficiências graves na quantidade de magnésio disponível no organismo.

A.V.M.: Qual o consumo ou nível saudável de Magnésio?
M.E.C.: O consumo recomendado para um adulto é de 260mg de magnésio por dia.

Foto: Master1305 – Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>