Tempos atrás por volta de 1989/1990, ainda em São Bernardo do Campo, São Paulo, eu tinha um FUSCA AZUL (fusca não é carro; é fusca!). Ele tinha roda gaúcha em alumínio e era meia tala. Este fusca foi demais: se quebrava o cabo de embreagem, no problem, engatava no tempo; acabava a gasolina, no problem, álcool nele até o próximo posto (e ele chegava lá viu!). Depois de um acidente que foi fatal para ele comprei um FIAT FIORINO dirreto da concessionária. Novinho com o velocímetro marcando apenas 13 Km. O FIAT rodava macio; suave; silencioso; todos os “ímetros” funcionavam perfeitamente. Estava muito feliz com aquele automóvel, mas sentia saudades do FUSCA BALA.
Esta história é muito interessante, mas enfim o que que ela tem haver com computadores, você deve estar perguntando? Bom, a intenção foi a de ilustrar o que acontece com a decisão de comprar um computador e decidir entre um PC Windows e um Macintosh. Qual dos dois é melhor?
Aqui vai o meu parecer: Um Macintosh tem a seguinte particularidade: Quem projeta o hardware (o computador) é o mesmo que projeta o Sistema Operacional (o software principal que faz tudo funcionar). Assim, tudo fica compatível e a chance de problemas é quase ZERO. Enquanto que num PC é de se admirar que tudo funcione! Cada parte é de um fabricante e o S.O. é de outro (Microsoft). Fazer tudo isto funcionar é mesmo quase um milagre. Nesta ilustração o PC Windows é o FUSCA que topa qualquer parada. O Mac é uma MERCEDEZ, é mais indicado para aplicações de alto desempenho como vídeo, photo, músicas e desktop publishing. A chance de vírus num Mac é praticamente ZERO por não haver muito interesse em perturbar os usuários Mac que são a minoria no mundo (95% dos computadores no mundo usam Windows) e hoje com os processadores da Intel, é possível rodar o Windows em um Mac e ter os dois vivendo juntos bem felizes. Seria como ter dois computadores em apenas um.
Qualquer que seja sua necessidade e a escolha seja por um Mac ou por um PC Windows, como ocorre com carros, o computador precisa ser preparado antes de começar a ser usado, bem como um tune-up de tempos em tempos:
- configurações regionais; remoção de programas inúteis; otimização; updates;
- instalação definitiva de antivirus; proteção contra males de internet;
- acentos em portugues no teclado americano;
- configuração de network e internet; instalação de backups;
- configuração de emails e internet messengers;
e muitas outras “cocitas mas”.
ALÔ VOCÊ MAGAZINE :: New Jersey . Pennsylvania USA
