segunda-feira , 4 dezembro 2023
Você está aqui: Capa » Colaboradores » Jefferson Carvalho » 10 Coisas úteis de informática você tem que saber

10 Coisas úteis de informática você tem que saber

informatica 10 coisas uteis

1) A frase “você está com a cabeça nas nuvens” está fazendo muito sentido nos dias de hoje

A falta de backup está deixando as pessoas realmente nervosas quando perdem tudo de seu computador, tablet ou smartphone. Estes aparelhos “computacionais” já viraram eletrodomésticos há algum tempo. As pessoas acham que nunca eles irão dar defeito até que o dia que acontece o famigerado “crash”.

Um dia destes uma cliente resolveu lavar seu telefone junto com um casaco. Quando lembrou que ele estava no bolso, já era tarde. Prejuízo financeiro não houve, pois estava no seguro.

Acontece que ela me trouxe o Smartphone acidentado (que passou dias dentro do pote de arroz) e o novo que foi substituído, para eu ter de salvar aquelas 1.500 fotos que estavam no antigo. Problema resolvido e as fotos foram salvas. A solução é sempre fazer backup em outro local. Tiramos  milhares de fotos e fazemos uma centena de filmes com o Smartphone, e vai ficando tudo lá dentro. Agora estamos com a solução nas nuvens. Chamamos assim espaços virtuais que ficam em servidores web que podem ser acessados via conexão de Internet. As pessoas ficam realmente nervosas quando perdem contatos e arquivos armazenados em seus “computacionais”.

Recomendo dois serviços que você poderá usar com segurança e grátis: iDrive e dropbox

2) A barra de progresso dos sistemas.

Aquela barrinha de progresso que tem o objetivo de avisar quanto tempo irá levar a tarefa que está sendo executada: cópias, transferência de arquivos, downloads, etc, não é exatamentamente o tempo real que está sendo marcado, mas uma porcentagem de execução feita ou para terminar.

Eu mesmo passo raiva com isto quando chega no tempo de “0 seconds” mas não termina nunca. Às vezes fico doido para ir embora do cliente e nada daquela barra terminar.

3) A ajuda nunca funciona

Vou ser bem sincero sem querer puxar a sardinha para a minha brasa. Aquelas propagandas de “FIX YOUR PC” com um simples programa, nunca funcionam realmente. Além de não funcionarem direito, junto com a instalação é feita outras instalações paralelas de outros programas agregados. Use estes que são seguros e gratuitos: CCleaner.

4) Discos rígidos não são eternos

Os HDDs estão tendo cada vez mais espaço. E você deve cuidar deles como um baby, com todo o cuidado par não baterem e nem imagine deixar cair. HDDs são silenciosos se você começar a ouvir um zumbido partindo, ou clacs e estalidos estranhos quando liga o computador, ou o HD começa a levar uma eternidade para “arrancar”, então trate de copiar tudo imediatamente para outro HD, ele está prestes a pifar.

5) O HD deve sempre ser desfragmentado

Imagine você querendo trabalhar e ver o material que você precisa para executar seu trabalho está todo espalhado. HUMMMMM! Vai demorar um bom tempo ficar ajuntando tudo para poder usar, não é mesmo?

Com o HDD não é diferente. Mesmo que você use um disco rígido só para o sistema e programas e outro para dados, certamente o do sistema estará fragmentado. Os benefícios da desfragmentação são notáveis, mas é preciso desfragementar o HDD todo mês.

 

6) Sempre há algo da moda infectando os computadores

A tecnologia evolui e o mal com ela. Uma vez as pessoas se infectavam com disquetes, depois com o advento da Internet, tudo se complicou e começaram as ondas de infestações por anexos de e-mail. Mais recentemente teve a onda dos vírus de flashdrive (que os brasileiros batizaram de “pendrive”) e agora a moda é pegar malwares através de sites comprometidos com links maliciosos. Contra esta modalidade de infecção, um antivírus adequado também não é suficiente, por sito é preciso mais outro protetor específico. Recomendo esta dupla: AVG e Spybot.

 

7) Browsers jamais abrem sites sozinhos

Quando os navegadores adquirem “vida própria” e “inteligência” suficientes para abrirem sites, quase sempre pornográficos ou sites oferecendo “ganhe dinheiro online”, então acredite nesta verdade: isto com certeza é sintoma de spyware.
Procure usar mais de um browser: Google Chrome, Mozilla.

 

8) Computadores de apresentação nunca funcionam quando mais precisamos deles

Caso você tenha uma apresentação importantíssima para fazer e confia cegamente no computador do lugar, acautele-se, pois muitas coisas podem dar errado: o mouse não funciona, a versão do Power Point não é compatível, o computador trava no meio da apresentação, etc. Por isso, a verdade que mais funciona é o SEU laptop levado embaixo do braço.

 

9) A grande maioria dos problemas dos computadores é resolvida com um só método

Quando tudo o mais falha, a solução quase infalível é desligar tudo, esperar 30 segundos, e religar. Evite a opção “reiniciar o Windows”, que é o reboot a quente, que nem sempre funciona como o reboot a frio.

 

10) Se o método acima não funciona, aplique a solução mais infalível de todas

Quando o computador simplesmente não inicializa o Sistema Operacional (não dá o boot), então, prepare-se para uma operação ninja:

– desligue o computar e reinicie. Após o logo do fabricante vá pressionando a tecla F8 e escolhe a opção “SAFE MODE”. Deixe o Windows reiniciar e depois volte a dar o reboot pelo botão do Windows.

– Retirar as memórias e limpar os contatos com uma borracha.

– No Macintosh desligue o computador na marra e reinicie pressionando a tecla “Command”. Você verá os discos então selecione o Macintosh HD, se ele não estiver lá é porque o HDD não montou e está realmente com problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top