quinta-feira , 25 abril 2024
Você está aqui: Capa » Notícias » Free Wifi: Como não deixar o barato sair caro?

Free Wifi: Como não deixar o barato sair caro?

wifi keyboard

Estar conectado à internet significa que também se está conectado em uma network. Iisto faz com que os computadores conectados no mesmo WIFI, façam parte do mesmo router que gerência esta network, que por consequência fornece os serviços disponíveis nela!! É importante saber que o FREE Wifi, é uma rede pública com um raio de abrangência que vai além dos limites de um estabelecimento, ou seja, pode não ser apenas as pessoas que estão lá dentro que estão usando. Vê o perigo? Usar uma conexão que está aberta de algum vizinho também pode ser perigoso porque você está conectado na rede dele e seus arquivos começarão a aparecer no computador dele, ou vice e versa.

O que fazer?

• Computadores novos são como carros novos, precisam ser inicializados e preparados para uso. Todo produto industrial é feito em série e possui a mesma configuração, computadores não são diferentes. Uma inicialização adequada irá colocar proteções que você nem pensa que existem, mas estarão lá cuidando! O anti-vírus não é suficiente. Procure os serviços de um profissional da área para este tipo de trabalho tão fudamental e importante para a sua segurança.

• Verifique se o WI-FI está protegido ou não por password e encriptação. Caso não estiver nem arrisque. Existem programas varredores de network que identificam os dispositivos conectados e mostram toda a identificação deles acusando inclusive se há compartilhamentos abertos e eles vasculham tudo sem sequer você perceber isto. São verdadeiros caçadores de sistemas vulneráveis.

• No Windows, por exemplo, assim que a conexão é estabilizada uma janela é aberta com a mensagem “Select a location for the network [NOME DA REDE]”, e mostrará 3 opções. Selecione a opção “PUBLIC NETWORK”. Deste jeito o windows fechará todos os compartilhamentos para esta rede sem atrapalhar sua vida quando você for conectar em algum local seguro como em casa.

• Atualmente, as companhias de internet fornecem o router já configurado e protegido, mas se você for comprar um router para colocar uma conexão WI-FI faça a configuração segura com alguém que entenda do assunto e não amigos que com muito boa vontade querem ajudar…

• Procure usar routers que possuem uma conexão extra para “guests”. Deste jeito você terá duas networks, uma (a principal) para uso privado e seguro em casa ou no escritório e uma outra pública devidamente protegida e completamente separada da principal.

• Companhias de cable e de telefone, oferecem rede FREE WI-FI em muitas cidades para seus assinantes. Verifique com a sua companhia e pegue sua password.

• Companhias de celular como T-Mobile têm serviço WI-FI pago (Hot Spot) espalhadas pela cidade.

• Uma boa opção é ter seu próprio hot spot também oferecido pelas companhias de celular. Isto é possível usando smartphones Android (Tethering) via WI-FI ou via USB cable.

Lembrete: Smartphones, tablets e Macs são tão vulneráveis quanto os PCs!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top