“Chegou a hora do senso comum; uma reforma imigratória ampla.” Barack Obama
Um compromisso na reforma da imigração poderá estar no horizonte, já que influentes congressistas republicanos parecem estar a chegar à conclusão de que eles terão de encontrar uma maneira de lidar com os quase 11 milhões de imigrantes indocumentados no país, reporta Latinos Post.
Os republicanos Graham e McCain são dois dos principais proponentes de um projeto bipartidário do Senado que fornece um caminho para a cidadania para muitos imigrantes indocumentados. No entanto, este projeto de reforma de imigração tem uma proposição forte de um aumento da segurança nas fronteiras, o que poderá levantar bastante controvérsia durante as negociações.
McCain, ao sair de uma reunião com o Presidente na última semana de Fevereiro afirmou: “Eu acredito que o presidente está muito comprometido com uma reforma imigratória ampla. Agora, isso significa que ele está empenhado em tudo o que queremos fazer? Não, ele tem suas posições sobre a questão também.” No entanto MCain diz-se mais confiante de chegar a um acordo depois da reunião.
Bob Goodlatte, deputado republicano de Virgínia, presidente do Comitê Judiciário da Câmara, que tem jurisdição sobre questões de imigração, disse a um grupo de repórteres que, enquanto ele não apóia um tratamento especial para imigrantes indocumentados, ele acredita que é preciso haver alguma forma legal para que se tornem cidadãos.
“Há um amplo espectro entre a deportação e um caminho fácil, especial para a cidadania, para encontrar uma maneira de trazer as pessoas para fora das sombras e dar-lhes um estatuto jurídico que lhes permitam ser mais capaz de participar em nossa sociedade”, disse ele. Isto no entanto, assusta os democratas, que temem que os republicanos irão impor medidas punitivas de cidadania para os atuais imigrantes indocumentados
Mas se ambos os lados concordarem em maneiras práticas para acelerar o processo de imigração em geral, o acúmulo dos casos dos imigrantes legais pode ser tratado de forma relativamente rápida, e os imigrantes ilegais podem então entrar na fila – na parte de trás da linha, mas pelo menos fora das sombras.
ALÔ VOCÊ MAGAZINE :: New Jersey . Pennsylvania USA

