segunda-feira , 29 abril 2024
Você está aqui: Capa » Gente & News » Papa Francisco pode mudar natureza da Igreja Católica

Papa Francisco pode mudar natureza da Igreja Católica

O novo papa agradeceu Bento 16 por seu trabalho para a Igreja e pediu que o mundo entre em "um novo caminho de amor e fraternidade". Francisco também pediu que os fiéis rezem por seu papado.

O novo papa agradeceu Bento 16 por seu trabalho para a Igreja e pediu que o mundo entre em “um novo caminho de amor e fraternidade”. Francisco também pediu que os fiéis rezem por seu papado.

No dia 13 de Março, os olhos do mundo estavam em direção a Roma.  Nesse dia, o mundo ficou a saber que o novo papa, o argentino Jorge Mario Bergoglio, seria o primeiro papa não europeu  ser eleito nos últimos mil anos.  O novo papa passou praticamente toda sua vida religiosa na Argentina. Ex-arcebispo de Buenos Aires, ele tem 76 anos.

O secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) don Leonardo Steiner afirmou que a escolha de um papa da América é o resultado de uma abertura da Igreja Católica.  “Não é mais Igreja só voltada para a Europa”.  Steiner afirmou também que a escolha do nome Francisco é significativa, especialmente devido a Francisco de Assis.  Há uma esperança real de que o papa Francisco poderá mudar a natureza da Igreja Católica, diz o especialista da BBC em religião Robert Pigott. “Esse é um passo simbólico imenso”, afirma Pigott, ressaltando que a escolha mostra que foi levada em conta o tamanho e o peso da Igreja Católica fora da Europa.

O presidente americano, Barack Obama, enviou “saudações afetuosas” ao papa Francisco, ressaltando que o cardeal argentino é o primeiro pontífice das Américas.  “Como o primeiro papa das Américas, sua escolha fala da força e da vitalidade de uma região que está cada vez mais influenciando o mundo. Junto com milhões de hispano-americanos, nós nos Estados Unidos compartilhamos a alegria deste dia histórico”, expressou Obama, em seu próprio nome e em nome de sua esposa, Michelle Obama. Obama apontou que o novo Papa “como um defensor dos pobres e dos mais vulneráveis, carrega a mensagem de amor e de compaixão que inspira o mundo há mais de 2 mil anos – que no rosto de cada um, vemos o rosto de Deus”.  Segundo uma autoridade da Casa Branca, o vice-presidente americano, Joe Biden, encabeçará a delegação dos EUA que prestigiará a cerimônia de posse de Francisco.

Um dos primeiros compromissos fora de Roma que o papa Francisco deverá comparecer é a Jornada Mundial da Juventude, que acontece em julho no Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top