Alô Você Magazine teve o prazer e a honra de entrevistar José Kléberson, ex- jogador da Seleção Brasileira, Manchester United, Beşiktaş, Flamengo e Bahia. A conversa teve lugar no estádio do Philadelphia Union, atual clube do jogador.
As equipes de futebol Americanas estão investindo em jogadores estrangeiros. Você tem sentido repercussão dessa nova tendência? Sim, desde da aquisição do Beckham, que se começou a notar uma mudança. Mais recentemente, o Juninho veio para cá. O futebol aqui está mudando, evoluindo, em direção ao mesmo patamar do futebol Europeu. Adicionalmente, existe aqui uma grande estrutura, organização, estratégicas de marketing e poder de aquisição financeiro.
Quem é o seu ídolo? Zico, pelo que ele fez para o futubol brasileiro. Jogou no Flamengo por muitos anos, e apesar de não ter ganho um mundial, foi um jogador que se destacou na minha infância e por isso ficou marcado na minha memória e serviu de referência. E o Pelé, claro! Apesar de eu nem ser nascido, vi a suas jogadas e é um jogador que em qualquer lugar que você for na Europa, ele é reverenciado.
O que você acha do ”Felipão” coordenando a seleção atual num mundial que vai aconter no Brasil? Estou feliz com a volta dele. O Luís Felipe é um treinador que sabe criar um ambiente de família entre os jogadores, sabe escolher bem os atletas para o mundial. Para mim, ele deu uma grande oportunidade em 2002; sou muito grato. Estou torcendo muito para que Luis Felipe faça um bom trabalho, que o Brasil faça uma ótima copa de mundo, que a organização no Brasil seja perfeita e que o Brasil possa levar esse mundial.
Você foi primeiro jogador Brasileiro a ser contratado pelo Manchester United. Como foi essa experiência? Eu achei maravilhoso ter ido para lá. O primeiro brasileiro ao serviço do Manchester, o primeiro brasileiro a fazer um gol por aquela equipe. No dia que eu marquei o primeiro golo, o meu filho nasceu. Assim, só posse dizer que o meu tempo no Manchester foi muito marcante- pessoalmente e profissionalmente. Sou muito grato por ter jogado lá. Aprendi muito e vivi momentos maravilhosos lá. Sinto saudades da equipe, da cidade, das amizades que lá fiz.
Como você descreve a sua maneira de jogar em campo? Qual é o seu ponto forte? Eu gosto muito de me movimentar em campo, estar sempre participando do jogo. O meu passe, eu tento aprimorar todos os dias. Também gosto de chegar de surpresa dentro da área, o que acho que fica mais difícil na maneira de jogar americana, mas com certeza vou tentar dar o meu melhor para colher bons frutos nesse clube.
Qual foi o momento mais marcante da sua carreira? Sem dúvida, o mundial de 2002. Era novo, não se acreditava que eu iria jogar…De repente se abriu essa porta e eu entrei em campo.
Gol que você não esquece? Na decisão do campeonato carioca em 2009. Jogava para o Flamengo e acabei marcando 2 gols. Marquei um de cabeça e um de falta.
Qual é o seu time de coração? Atlético Paranaense. Não esqueço de ninguém! Foi o clube que me revelou. Tenho um carinho muito grande por este clube. Sempre quando eu vou lá, sou recebido de braços abertos. A minha família é toda e Atléticana, então é muito bacana.
Qual foi o adversário mais difícil que você já teve em termos de Seleção? Por incrível que pareça, foi a Turquia. O futebol deles tem muita velocidade, muito contato. Os dois jogos feitos na copa do mundo foram muito difíceis com eles.
Você é um jogador experiente. Qual é a maior diferença entre o futebol americano, brasileiro e europeu? O futebol brasileiro tem mais técnica. Há jogadas feitas no Brasil que você não vê na liga americana ou eurpeia. O futebol americano é mais rápido, de contato, você tem que aparecer bem para os passes. Na Europa, o futebol é uma mescla de técnica com velocidade.
A nossa revista é feita para portugueses e brasileiros. Sabemos que você foi colega de quarto de Cristiano Ronaldo no Manchester United. Como é o CR7? Cristiano é uma pessoa fantástica. Merece tudo o que ele tem, tudo o que conseguiu alcançar. A qualidade de futebol, a pessoa que ele é. Tive a felicidade de nos apresentarmos juntos no Manchester: Eu como ”Revelação”, e ele como ”Promessa”. Logo se viu que o talento dele explodiu. Ele é um jogador fantástico, completo, um amigo querido. Quando nos encontrávamos na Inglaterra, fazíamos sempre um churrasco. Torço muito por ele. Eu sei que ele vai ter mais sucesso ainda pela frente.
Como tem sido a sua experiência até agora no Philadelphia Union? Experiência boa e diferente. O futebol americano está a começar a progredir e a crescer. Convivo com jogadores que vieram da universidade e que estão agora na liga. Acho bastante bacana. Estou aprendendo muito, coisas novas e apesar de ter 33 anos, eu estou me adaptando ao futebol daqui. Acho que será uma experiência que será bastante marcante na minha carreira.
Você está fora do Brasil desde Março. Do que mais sente saudades? A comida!! Apesar de haver aqui restaurantes brasileiros onde podemos ir para matar a saudade. Mas falando pela minha esposa, que está sofrendo mais – a falta da televisão brasileira!
O que você faz aqui nas horas vagas quando não está treinando? A vida está um pouco corrida para mim já que estou procurando apartamento, escola para as crianças… Mas já ouvi falar que o centro de Philadelphia é lindo e gostaria de correr e subir as escadas do Museu de Arte, como fez o Rocky. Philadelphia tem muita história por isso, com o tempo, espero poder aprender e aproveitar esta cidade.
Que mensagem você gostaria de mandar para todos os seus fãs que habitam em Pennsylvania e New Jersey? Eu quero dizer para todos eles, que eu vim aqui no Philadelphia Union, para trazer um pouco da alegria e da parte técnica do nosso futebol brasileiro. E gostaria de pedir para virem ao estádio com bandeiras e para torcerem por este time. E que no momento em que eu fizer um gol, com certeza que vai sair uma celebração brasileira, uma sambadinha, quem sabe?
JOGOS EM CASA @ Estádio PPL Park
Philadelphia Union com:
- Seattle Founders FC- 4 Maio, 4:00 PM
- LA Galaxy- 15 Maio, 7:30 PM
- Chicago Fire- 18 Maio, 7:30 PM
- Columbus Crew- 5 Junho, 7:30 PM
- NY Red Bulls- 23 Junho, 5:00 PM
- FC Dallas- 29 Junho, 5:30 PM
- Chivas USA – 12 Julho, 7:30 PM
- Portland Timbers – 20 Julho, 7:30 PM
- Chicago Fire – 3 Agosto, 7:30 PM
- D.C. United- 10 Agosto, 8:00 PM
- Montreal Impact- 31 Agosto, 7:30 PM
- Houston Dynamo- 14 Setembro, 7:30 PM
- Toronto FC- 5 Outubro, 7:30 PM
PPL Park
1 Stadium Dr, Chester, PA, United States
+1 610-859-3100 · philadelphiaunion.com
ALÔ VOCÊ MAGAZINE :: New Jersey . Pennsylvania USA


















