sexta-feira , 17 maio 2024
Você está aqui: Capa » Comunidade » Destaque Comunitário: Dra. Ivone Maia

Destaque Comunitário: Dra. Ivone Maia

dra ivone ed 06 (2) featuredAlô Você teve o prazer de se sentar com a Dra. Ivone Fernandes-Maia no seu consultório em Roebling, New Jersey e ficar a conhecê-la melhor. Natural de Lisboa, imigrante desde os 16 anos de idade, Dra. Maia não só exerce a profissão de dentista há 10 anos como também é professora de Medicina Oral na Universidade de Pennsylvania. Realmente, um destaque!!

Alô Você- Com que idade veio para os Estados Unidos? Veio directamente para NJ?
Dra. Ivone: Vim para os Estados Unidos com os meus pais quando tinha só 16 anos de idade. Deixámos para traz a minha irmã, sobrinhas e outros familiares. O meu coração ficou dividido (e ainda está depois destes anos todos) entre o meu Portugal e América, a terra desconhecida, mas que nos ajudou bastante em todos os aspectos. Chegámos aos Estados Unidos por New York, e partimos de seguida para Newark, NJ aonde vivemos por muitos anos. Foi em Newark, que completei os estudos , onde formei novas amizades e conheci o meu esposo.

Alô Você- Onde fez os seus estudos?
Dra. Ivone: A maior parte dos estudos secundários foram feitos em Portugal e somente completei o último ano escolar obrigatório nos Estados Unidos, na East Side High School. Continuei os estudos na Universidade do Rutgers e fiz o pós baccalaureate no Hospital Universitário. Fiz também um mestrado na Universidade de Medicina de NJ em Ciências Biomédicas e o Doutoramento em Medicina Dentária com a especialidade em Medicina Oral.

Alô Você -Porquê a carreira de dentista?
Dra. Ivone: Odontologia é uma profissão que satisfaz os meus desejos profissionais e pessoais. Uma ciência investigativa, proporciona também um relacionamento próximo com pacientes e uma satisfação imediata quando o ajudamos. É de bastante importância oferecer conforto e aliviar ou eliminar dores ou de proporcionar um sorriso bonito.

Alô Você -Há quanto tempo exerce esta profissão?
Dra. Ivone: Sou dentista há mais de 10 anos, graça a Deus, e tento sempre fazer o melhor pelos meus pacientes. Além de dar consultas no consultório em Roebling, NJ, também faço parte dos Professores Clínicos na University of Pennsylvania, onde ensino Oral Medicine aos candidatos de Medicina Dentária do terceiro e quarto ano de Odontologia. A área de Medicina Oral é uma de bastante interesse porque faz a integração de doenças sistémicas com as suas manifestação na área oral e outras partes do corpo.

Alô Você -Que conselhos daria a jovens que gostariam de seguir carreira na área de odontologia?
Dra. Ivone: Odontologia é uma área de bastante satisfação profissional como é óbvio mas também proporciona, especialmente para mim, mulher, esposa e mãe uma independência e facilidades de trabalho e horários sem ter que manter rígidas obrigações no hospital e com doentes na clínica. É de admirar como esta profissão proporciona e permite realizar satisfação no trabalho assim como familiar. No entanto, também se pode escolher outras áreas de odontologia que sejam mais atarefadas nas horas de prática. Mas em conclusão, seja qual for a area de especialização, é fundamental demonstrar bastante dedicação e sobretudo gostar do que faz ou irá fazer para o resto da sua vida professional.

Alô Você -O que uma pessoa deve procurar num bom dentista?
Dra. Ivone: Um bom dentista deve sempre demonstrar honestidade, ética, professionalismo e bastante senso de satisfação quando os tratamentos são efectuados. É também agradável quando se pode comunicar na sua língua maternal e as dúvidas sobre o proposto tratamento são esclarecidas pelo próprio dentista.

Alô Você -Qual é o seu motto pessoal?
Dra. Ivone: O meu motto pessoal é simplesmente de seguir uma vida de princípio, integridade e honestidade. Eu tento sempre incorporar estes factores em tudo o que faço, seja na vida pessoal ou profissional.

Alô Você -Como é que a sua identidade de imigrante, de Portuguesa, modelou o seu crescimento pessoal e profissional nos Estados Unidos?
Dra. Ivone: Como imigrante de Portugal, eu vi o quanto foi difícil a vida de um imigrante por mim própria e quanto os meus pais trabalharam e sofreram para me proporcionar um melhor futuro. E foi isso que me motivou a continuar a estudar e sempre a trabalhar para conseguir alcançar o meu sonho na vida pessoal e profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top