segunda-feira , 22 julho 2024
Você está aqui: Capa » Culinária » Bolo-rei

Bolo-rei

Lombo com ameixas

10 g de fermento de padeiro

30 g de farinha de trigo T55

25 ml de leite tépido

25 ml de vinho do Porto

40 g de uvas passas

40 g de manteiga

40 g de açúcar

Raspa fina de ¼ de limão

Raspa fina de ¼ de laranja

Meia colher de chá de extracto de baunilha

1 ovo

160 g de farinha T55

¼ de colher de chá de sal fino

50 g de frutas cristalizadas cortadas em pequenos pedaços

50 g de frutos secos grosseiramente picados

 

1 gema de ovo

Um pouco de água

Frutas cristalizadas e frutos secos para decorar

Geleia

Açúcar em pó

 

Desfazer o fermento no leite e juntar a farinha numa taça mexendo até que fique uma massa homogénea. Tapar a taça com película aderente e deixar levedar num lugar temperado por cerca de 15-20 minutos ou até que duplique de volume e forme bolhas.

Entretanto misturar as passas com o vinho e deixar macerar.  Bater a manteiga com o açúcar, as raspas de limão e laranja e a baunilha até que fique um preparado cremoso e esbranquiçado.  Juntar o ovo e bater bem.

Colocar o gancho de amassar na batedeira e juntar a primeira massa, já fermentada, amassando a velocidade média.  Juntar a farinha peneirada com o sal, até que esteja perfeitamente incorporada.  Juntar o vinho e as passas e continuar a bater a velocidade média por cerca de 20-25 minutos ou até que a massa esteja elástica (pode ser necessário juntar mais um pouco de farinha se a massa estiver muito mole).  Juntar as frutas cristalizadas e os frutos secos e bater apenas até que estejam uniformemente misturados na massa.

Retirar a massa da batedeira e formar uma bola, polvilhando-a ligeiramente de farinha.  Colocar a bola de massa sobre uma taça polvilhada com farinha e tapar com película aderente.  Deixar a massa levedar num local temperado durante cerca de 1h30 ou até que a massa tenha duplicado de volume.  R

etirar a massa da taça, amassar ligeiramente para extrair todo o ar que se formou durante a fermentação.  Formar um rolo com a massa e colocá-lo de forma circular, unido as pontas.  Colocar sobre um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e deixar levedar novamente num local temperado durante cerca de 1h30 minutos ou até que tenha duplicado de volume.

 

Pré-aquecer o forno a 180º C.

 

Diluir a gema com um pouco de água e pincelar o bolo.

Colocar as frutas e os frutos secos de forma harmoniosa sobre a superfície do bolo.

Cozer durante cerca de 25 minutos ou até que esteja dourado.

Retirar do forno e pincelar com geleia diluída num pouco de água para dar brilho.

Polvilhar com açúcar em pó.

 

 

Peru Recheado Especial Natal

 

Ingredientes

 

1 Peru (4/5 kg)

200 gr de Presunto

200 gr de Bacon

200 gr de Chouriço

1 Cebola Grande

2 Dentes de Alho

2 Ovos Cozidos

1 Laranja

Vinho branco q.b.

Fio de cozinha (para cozer o peru depois de rechear)

1/2 Cubo de Caldo de Aves

1 Raminho de Salsa

Sal e Pimenta a gosto

 

Preparação

 

Coloque o peru num recipiente, tempere-o com vinha de alhos e esprema uma laranja por cima do mesmo e deixe marinar durante umas horas (se possível até de um dia para o outro).

Refogue a cebola e os alhos picados com um pouco de margarina. Adicione a salsa e as carnes cortadas em bocadinhos (ou mesmo picadas na picadora). Deixe refogar um pouco e adicione os ovos cozidos cortados em pedacinhos pequenos. Tempere com 1/2 cubo de caldo de aves, sal e pimenta a gosto.

Recheie o peru com este preparado e cosa-o com fio de cozinha, de forma a que o recheio não saia durante a cozedura. Coloque-o num tabuleiro e regue com um pouco de vinho e água, leve ao forno por +- 2 horas. Vá regando com o molho durante a cozedura. Antes de servir retire o fio de cozinha.

 

 

 

Lombo de porco recheado com ameixas

 

Ingredientes

 

1 Lombo de porco (1kg +-)

300 grs Ameixas secas descaroçadas

2 folha louro

Massa de pimentão

Massa de Alho

Colorau

1 colher (sopa) de banha (ou manteiga)

1 laranja

Vinho branco

 

Preparação

 

Fure o lombo de uma ponta a outra com uma faca bem afiada, (de forma a ficar um espaço para colocar as ameixas).  Numa taça misturar a massa de pimentão e a massa de alho, juntar um pouco de colorau e mexer bem. Temperar o lombo  com esta pasta e reservar durante pelo menos uma hora para tomar de gosto.

Demolhe as ameixas em vinho do porto por +- meia hora.  Introduza as ameixas dentro do lombo e coloque num tabuleiro. Deite o vinho por cima do lombo, e junte um pouco de água. Rgue com sumo de uma laranja. Adicione a banha e as folhas de louro e leve ao forno a assar  por +- 1 hora.

Sirva com batatinhas assadas junto com o lombo, ou arroz branco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top