
Por Marisa Abel
Luigi Baricelli assopra velinhas em 14 de junho e é o nosso escolhido deste mês especial no qual celebramos o Dia dos Pais aqui nos EUA. Ele tem 26 anos de carreira, mais de 75 trabalhos na TV, cinema e teatro, acumula ainda uma vasta lista de atuações como palestrante com foco no desenvolvimento humano.
Ele iniciou a carreira artística como modelo e hoje, prestes a completar 43 anos de idade continua desfilando e arrancando suspiros da plateia. Recentemente desfilou vestindo trajes de noivo para a grife Ricardo Almeida em uma festa de gala em Brasília.
Artista de muitos talentos, Luigi (Luiz Fernando) é formado em Processamento de Dados e tem como dom natural a arte de comunicar. Só em 2013, foram mais de 150 eventos como comunicador de marca e mestre de cerimônias, além de 8 campanhas publicitárias.
Trabalhou em diversas novelas dentre elas “Insensato Coração” e a “A Padroeira”, nesta última teve papel de destaque como o guerreiro Valentim. Viajou o Brasil apresentando o quadro “Caminhão do Faustão” exibido nas tardes de domingo, na TV Globo.
Casado, pai de 3 filhos, ele ainda encontra tempo para fazer ações sociais e foi homenageado este ano com o Torneio de Tênis da Rocinha Luigi Baricelli, isso porque ele teve papel fundamental em apoiar, desde o início, o ensino de tênis, esporte que é paixão do ator. Tivemos um bate-papo delicioso com Luigi que revelou um pouco de seu dia a dia e o que já viveu de emocionante em sua vida.
Alô Você: Você já rodou o Brasil trabalhando como apresentador, o que mais te impressionou nestas viagens que foi até difícil de acreditar que era verdade?
Luigi Baricelli: O que muito me impressiona é a extensão territorial do Brasil. A identidade das culturas, a beleza natural às vezes chega a ser inacreditável. Fiquei muito impressionado também com a visita que fiz a um Quilombo.
Alô Você: Ter 25 anos de carreira profissional artística é uma estrada longa, principalmente neste mercado tão sonhado e concorrido. Como se manter tanto tempo na mídia sem ter superexposição da imagem?
Luigi Baricelli: Trabalhando com seriedade e com foco aproveitando as oportunidades e desenvolvendo o melhor trabalho em cada uma delas.
Alô Você: Dos trabalhos em que atuou e dos papéis que fez, qual deles foi o mais desafiador e por qual motivo?
Luigi Baricelli: Cada trabalho é uma história. Todos muito especiais. Sempre destaco o papel que fiz no cinema, onde interpretei Jesus, alias o único Jesus do cinema brasileiro, foi maravilhoso viver o maior personagem da história do mundo!
Alô Você: O seu ingresso na carreira artística aconteceu por uma simples curiosidade. Quando foi exatamente que você se deu conta que deveria abandonar sua verdadeira formação para seguir para o meio artístico?
Luigi Baricelli: Na verdade você não abandona, você redefine por um período um outro tipo de trabalho principalmente quem gosta de trabalhar com empreendedorismo e gosta de inovação. Aproveitei uma grande oportunidade de trabalho e desenvolvi da melhor maneira possível, mas nunca abandonei o outro lado. Gosto muito de tecnologia e estou sempre ligado nas inovações.

Alô Você: Na vida nem tudo são flores, qual foi o momento no qual você sentiu que necessitava de muita força para seguir em frente?
Luigi Baricelli: A cada trabalho é um desafio e tem sempre que está se motivando e quando você tem uma base familiar isso ajuda muito a você não cair em armadilhas que normalmente poderia cair. A família é uma base de estrutura e que te permite a trabalhar com mais afinco.
Alô Você: O que a vida lhe trouxe de muito especial?
Luigi Baricelli: Tudo que conquistei até hoje. O sonho de construir uma família, o sonho de uma realização pessoal.
Alô Você: Você é casado desde 1992, em uma sociedade na qual a duração dos relacionamentos parece não ter mais importância, o que você indicaria para quem ainda acredita que seja possível manter o “Até que a morte nos separe”?
Luigi Baricelli: Casamento é uma escolha. Você escolhe estar casado, escolhe viver com uma pessoa e você tem que construir essa relação a cada dia. Manter o diálogo, caminhar junto, na mesma direção e principalmente respeitando essa pessoa que está do seu lado.
Alô Você: Aqui nos EUA celebramos o Dia dos Pais no terceiro domingo de junho, e como estamos no mês em que se celebra a paternidade, conte como é seu dia a dia com seus filhos. A emoção que teve ao receber a notícia que seria pai pela primeira vez, depois a segunda… terceira. O que é mais fácil e o que é mais difícil?
Luigi Baricelli: Com cada um foi uma emoção, mas o sentimento é de felicidade plena. Um fruto seu! A primeira vez, eu tinha 18 anos, tomei um susto, claro! (kkkkkkk) O segundo foi mais tranquilo, não havíamos programado mas foi em um período mais maduro, no tempo certo, e o terceiro foi uma grande surpresa, a Andreia usava DIU e não esperávamos, mas a confirmação foi muito comemorada!! Minha vida mudou completamente depois da paternidade. Não é fácil, Pai é o espelho e meus filhos me copiam mesmo, por isso passo para eles os bons princípios, a importância do respeito, da amizade, do trabalho em grupo, dos estudos. Além de ensinar, também aprendo muito com eles. Um filho bem educado é a maior realização, nossa maior alegria.
Alô Você: Se estivesse frente a frente com o seu pai agora, o que gostaria de lhe dizer?
Luigi Baricelli: Você me ligou ontem? (kkkkk) Ele me ligou ontem e depois não cosegui falar com ele. (kkkkkk) Meu pai é uma figura!!!
Alô Você: O foco de suas palestras é o desenvolvimento humano. Como você avalia o brasileiro hoje?
Luigi Baricelli: O brasileiro é um empreendedor nato e que precisa de ferramentas, mas infelizmente não existiu um preparo pra esse momento, para chegar até aqui faltou base para os técnicos e para as pessoas capacitadas faltou treinamento. Mesmo assim o Brasil caminha.
Alô Você: Você tem sede de…
Luigi Baricelli: …realizar!
Alô Você: Fale sobre sua passagem pelos EUA.
Luigi Baricelli: Eu conheço alguns lugares nos EUA e sou um americano de coração. Gosto muito de estar nesse país, principalmente na Flórida, sou um fã daquela região que une várias culturas e povos. É um lugar muito leve, além de ter um clima sensacional, muito parecido com o nosso daqui do Brasil.
Alô Você: Quais são seus projetos para 2014?
Luigi Baricelli: Tantos… (kkkkk) Já estou realizando vários, mas preciso dar continuidade!
Alô Você: Pretende voltar a fazer novelas e cinema?
Luigi Baricelli: Claro! Estou sempre pronto para novelas e cinemas!!! Este ano recebi 3 convites de filmes para o cinema e já estou lendo o roteiro de um deles. Pretendo realizar todos.
Alô Você: O que te dá mais prazer na vida?
Luigi Baricelli: Colaborar e ajudar as pessoas a empreenderem e se transformarem.
Alô Você: Fale sobre a sua rotina atual.
Luigi Baricelli: Não tenho rotina. (kkkkkkk) Um dia é diferente do outro. Não tenho hora certa para dormir e nem para acordar…
Alô Você: Mande um recado para nossos leitores
Luigi Baricelli: Nunca deixe de sonhar e nunca deixe de agir, agindo você realizará!
ALÔ VOCÊ MAGAZINE :: New Jersey . Pennsylvania USA
