Existem alimentos que, pelas suas propriedades nutricionais, devem ser incluidos na nossa alimantação diária. Contêm ingredientes que aceleram o metabolismo, o que por sua vez, ajuda o corpo a queimar calorias.
Maçã-
A chamada fruta milagrosa, tem este nome devido à pectina e ao seu elevado teor de fibras e de água que promovem um efeito altamente saciante. É uma das frutas que mais reduz o apetite. Comer uma maça antes das refeições leva as pessoas a ingerir menos 15% de calorias.
Gengibre-
O gengibre tem um efeito termogénico, o que significa que durante o processo de digestão, aumenta a temperatura do corpo, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura.
Limão-
O limão é outro alimento que contém pectina, conhecida pelo seu efeito saciante. Mas o seu ingrediente mais importante, é a vitamina C, que ajuda a produzir carnitina, um aminoácido que estimula o corpo a queimar gordura. Num estudo Norte Americano foi demonstrado que vitamina C impulsiona o organismo a queimar mais 30% de gordura durante o exercício.
Iogurte-
A ingestão de cálcio, presente no iogurte e noutros laticínios, pode ter um efeito termogénico, ajudando o corpo a queimar mais calorias. Um estudo realizado pela Universidade de Creighton, nos EUA verificou que o grupo que consumia menos produtos lácteos engordou cerca de um quilo por ano, enquanto que o grupo que consumia regularmente lacticínios manteve o peso ao longo dos anos.
Canela-
Rica em fibra e cálcio, a canela contém polifenóis que melhoram o metabolismo da glicose, a quantidade de açúcar no sangue. Um estudo escandinavo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que a ingestão de três gramas de canela é o suficiente para reduzir a produção de insulina, uma ajuda fundamental para o controle do peso.
Chocolate preto/ Cafeína-
Um estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine, da Universidade da Califórnia nos EUA, descobriu que o consumo regular de chocolate preto está associado a um menor índice de massa corporal (IMC). A justificação poderá estar no teor de cafeína e catequinas deste tipo de chocolate.
Massa integral-
A massa também pode acelerar o metabolismo, desde que tenha o cuidado de optar pela integral. Isto porque a massa integral é rica em fibra, magnésio e cálcio, nutrientes que estimulam o organismo a queimar calorias. Por ser menos refinada do que a massa branca, é de digestão lenta e, por isso, mais saciante.
ALÔ VOCÊ MAGAZINE :: New Jersey . Pennsylvania USA

