sexta-feira , 24 outubro 2025
Você está aqui: Capa » Bem Estar » Sol e Vitamina D: A fórmula certa para um verão saudável

Sol e Vitamina D: A fórmula certa para um verão saudável

sol vitamina d

Ahh o verão! Estação tão esperada por tantos. Principalmente depois de um inverno tão rigoroso como esse que tivemos este ano. Agora precisamos aproveitar os dias ensolarados e mais longos para absorver o máximo de luz solar que pudermos. Mais de 40% da população adulta nos Estados Unidos é deficiente em vitamina D, devido aos longos períodos de inverno. A melhor maneira de aumentar o nível de vitamina D no organismo é através da exposição ao Sol, mas também podemos obter vitamina D a partir de certos alimentos e suplementos.

A vitamina D é, na realidade, um hormônio que existe em duas formas: ergocalciferol, ou D-2, e colecalciferol, ou D-3. A sua pele produz a vitamina D-3 quando exposta à radiação ultravioleta a partir da exposição ao Sol. Pesquisas indentificam que exposição dos braços, pernas e/ou costas de 5 a 20 minutos entre as 10am e às 3pm, duas vezes por semana, é recomendado para alcançar níveis adequados de vitamina D. Pessoas com pele mais escura, idade avançada e que fazem uso frequente de filtro solar, tem maior dificuldade de sintetizar a vitamina D. Além disso, a latitude, estação do ano e hora do dia afetam a quantidade de vitamina D que a sua pele pode produzir durante a exposição ao Sol. Durante os meses de inverno, na maior parte dos Estados Unidos,pouquíssima vitamina D é sintetizada na pele.

Por que é a vitamina D é tão importante?

A vitamina D auxilia na absorção de cálcio e promove a mineralização dos ossos, o que pode prevenir ou retardar a progressão da osteoporose. Ela também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e protege contra uma série de doenças graves, incluindo raquitismo. Pesquisas sugerem que a vitamina D pode também fornecer proteção contra a hipertensão, depressão, psoríase, várias doenças auto-imunes (incluindo esclerose múltipla e artrite reumatóide), e reduzir a incidência de fratura nos ossos. Além disso, a crescente evidência tem demonstrado o seu papel importante na defesa contra o câncer, diabetes e obesidade.

Sintomas de deficiência de vitamina D:

Algumas pessoas que têm uma deficiência de vitamina D não têm sintomas imediatos. Outros relatam ter sono agitado, cãibras musculares, fadiga, dor nas articulações, dor muscular ou fraqueza, dificuldade de concentração, dores de cabeça, prisão de ventre ou diarréia e problemas de bexiga.

Sempre que possível eu dou preferência em obter minha nutrição pelos alimentos, mas a vitamina D apresenta alguns obstáculos. Os alimentos fontes são mínimos, e esta é a principal razão pela qual os produtos lácteos e outros alimentos são fortificados com vitamina D. As melhores fontes de origem animal são o fígado, especialmente o de bacalhau, arenque e sardinha, salmão, manteiga (verdadeira, e não margarina), gema do ovo, queijo e leite.

Antes de começar a usar suplementos de vitamina D, consulte seu médico e peça para ele checar os seus níveis sanguíneos da vitamina. Isso dará a você e ao seu médico uma idéia de quanto você pode precisar para complementar. No caso de suplementação, é importante procurar por vitamina D com Vitamina K. As vitaminas K e D trabalham em conjunto para promover a absorção e utilização de cálcio. A vitamina K ajuda levar cálcio para os ossos e ajuda a manter a saúde das artérias.

Fonte: Nutrametrix.com, livestrong.com, Dr Andrew well,MD

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top