sexta-feira , 27 maio 2022
Você está aqui: Capa » Comunidade » Graziela Schmitt: Sob os holofotes luso-brasileiros

Graziela Schmitt: Sob os holofotes luso-brasileiros

Graziela Schmitt ed021 201411 (6)

Por Marisa Abel

A atriz brasileira Graziela Schmitt, estrela da novela portuguesa “Belmonte”, conversa com nossa redação com exclusividade e fala sobre seus novos projetos e as emoções de viver em outro país.

Graziela Schmitt ed021 201411 (7)Quando tinha apenas 13 anos de idade a gaúcha foi oficialmente apresentada ao grande público brasileiro quando foi escolhida para ser uma das Paquitas da Xuxa (nova geração), no ano de 1995, onde trabalhou até 2000. Em 2002 participou do elenco do seriado “Sandy e Junior”, fez Malhação e outras participações na Rede Globo.

No SBT, em 2011, atuou na novela “Amor e Revolução” escrita por Tiago Santiago, onde teve um dos papéis principais da novela, a personagem Maria Paixão, o que garantiu grande visibilidade para a atriz.

Mesmo com diversos excelentes trabalhos no Brasil, foram as terras portuguesas que deram à atriz seu grande destaque na teledramaturgia, ela protagonizou recentemente a novela portuguesa “Belmonte” exibida pela TVI e que concorre ao Emmy Internacional de melhor telenovela. O resultado saberemos em breve com a premiação aqui nos EUA, em New York City, neste mês de novembro. Confira a entrevista exclusiva que realizamos com a atriz:

Alô Você Magazine: Como foi seu início na TV? Foi diretamente como Paquita?
Graziela Schmitt
: Me mudei para o Rio de Janeiro aos 12 anos com a minha família quando meu pai foi transferido. Optamos por morar em Niterói, por ser uma cidade com uma estrutura muito próxima a  do Rio, no entanto menor. Assim que cheguei me encantei pelo Rio, coisa que, normalmente, costuma acontecer com quem vem do Rio Grande do Sul. Acho que, nós gaúchos, temos uma certa predileção pelas terras cariocas. Assim que pude, me matriculei em uma escola de teatro perto de casa. Estudei ali por um ano, montamos algumas peças durante este tempo e, no ano seguinte, comecei a trabalhar com a Xuxa.

Alô Você Magazine: Quando você se descobriu atriz?
Graziela Schmitt
: Ainda criança, mas foi aos 19 anos que decidi que era esse mesmo o meu caminho. Deixei a faculdade de jornalismo na metade e decidi que ia fazer graduação em Artes Dramáticas. E fiz!

Graziela Schmitt ed021 201411 (4)

Alô Você Magazine: Você já passou pelo teatro, cinema e TV. Como você define cada uma destas artes na sua vida?
Graziela Schmitt
: Cada uma delas tem seu encanto, suas particularidades. Eu diria que, no momento, a arte que mais me seduz é o cinema porque estou envolvida na coprodução de um longa.

Graziela Schmitt ed021 201411 (9)Alô Você Magazine: No dia a dia, quais são seus hábitos? O que gosta de fazer, ler ou praticar?
Graziela Schmitt
: Gosto de ir sempre ao cinema e ao teatro. Também adoro fazer atividades ao ar livre, como caminhar na praia, dar um mergulho quando estou no Rio e passear no Ibirapuera, quando estou em São Paulo. Em Lisboa, eu morava no Parque das Nações e gostava de passear na beira do Rio Tejo. Foi um hábito que cultivei por um ano.

Alô Você Magazine: A cada dia enfrentamos diversos desafios, qual deles te dá aquele friozinho na barriga?
Graziela Schmitt
: As estreias costumam me dar aquele friozinho na barriga, mas confesso que gosto dessa sensação e costumo usar esse “friozinho” a favor.

Alô Você Magazine: Você passou uma temporada em Portugal. Como foi esse período?
Graziela Schmitt
: Bom demais! Me apaixonei pelo povo português, fiz amigos pra toda vida, trabalhei muito (cerca de 12/16 horas dia) e, quando tinha folga, viajava. Pude conhecer bem Portugal. Recomendo, para quem quer conhecer o País, ir ao Gêres, norte de Portugal. É uma região de montanhas e cachoeiras com cenário cinematográfico. Lindo demais! A Costa Alentejana, região de praias selvagens do Alentejo, é outro lugar imperdível, assim como a praia da Comporta, com águas calmas e muito claras, casinhas brancas com detalhes em azul e muito sossegado.

Alô Você Magazine: O que a “terrinha” tem de especial para você?
Graziela Schmitt
: Considerando o tamanho do País, o que mais me intriga em Portugal é a diversidade! Temos as praias belíssimas no Algarve e na Costa Alentejana, além das que ficam mais próximas de Lisboa. Também se tem a opção de lugar para esquiar e neve na Serra da Estrela, região de vinhas e olivais, ótimo para quem gosta de bons vinhos, andar a cavalo com fazendas exuberantes. Sem falar, é claro, da cidade do Porto, que é um charme  e hoje considerada um dos pontos turísticos principais da Europa.

Graziela Schmitt ed021 201411 (3)

 

Alô Você Magazine:  Cada trabalho é um novo recomeço. Como você lida com as constantes mudanças?
Graziela Schmitt
: Gosto das mudanças e tenho espírito aventureiro desde sempre. Nesse sentido, a minha profissão é uma grande aliada.

Graziela Schmitt ed021 201411 (8)Alô Você Magazine: Quais são os novos trabalhos e os planos para 2015?
Graziela Schmitt
: Estou coproduzindo para o cinema o longa “Limpe antes que manche o carpete”, adaptação de um espetáculo que fiz em 2008, em parceria com a produtora Pontos de Fuga, que produziu filmes como “Jean Charles” e “Simonal” . O roteiro é do Jô Bilac e pretendemos filmar ainda em 2015. Além disso, tenho outros dois projetos no teatro também para 2015.

Alô Você Magazine: A vida de artista tem glamour, mas também é recheada de coisas simples, quais simplicidades você adora?
Graziela Schmitt
: Para ser honesta amo as coisas mais simples. Minha vida é observar o ser humano, caminhar pela rua e perceber o que acontece a minha volta para que, quando tenha que dar vida a uma personagem, isso aconteça da forma mais natural possível. A parte do glamour existe e é divertida, mas esta longe de ser o principal.

Alô Você Magazine: Você dedica algum tempo de sua vida para voluntariado, causas sociais ou atividades do gênero?
Graziela Schmitt
: Gosto muito de estar envolvida com as causas sociais e, quando me envolvo, saio dessas experiências uma pessoa melhor, ou seja, muito melhor do que quando cheguei.

Graziela Schmitt ed021 201411 (1)

Alô Você Magazine: De tudo que você já fez como artista, qual foi a maior lição que aprendeu?
Graziela Schmitt
: Viver um dia de cada vez. Trabalhamos com o que há de mais sutil, ou seja,  nosso corpo e nossas emoções que estão diferentes a cada dia, por isso, é preciso afinar o instrumento diariamente para trabalhar. Isso significa se perceber e  estar atento para trabalhar a máquina que nós somos.

Graziela Schmitt ed021 201411 (2)Alô Você Magazine: O que te frustra e o que te deixa feliz?
Graziela Schmitt
: As coisas mais variadas. As eleições no Brasil, por exemplo, me deixaram muito frustrada. Não pelo resultado, mas pela forma como as coisas aconteceram. Foram tantas agressões gratuitas por parte dos eleitores. As redes sociais viraram uma guerra! Nunca vi tanto preconceito, xenofobia e intolerância. Muito disso também se viu nas ruas e nas universidades. Uma pena! O que me deixa feliz são muitas, muitas coisas!! Um lindo dia de Sol, como fez hoje no Rio de Janeiro, olhar o mar, viajar… fico ainda mais feliz quando tenho a oportunidade de compartilhar as coisas boas da vida com as pessoas que amo e de declarar minha gratidão ao universo por todas bênçãos que recebo

Alô Você Magazine: Quem são seus ídolos, atores favoritos, diretores e escritores que você gostaria de trabalhar?
Graziela Schmitt
: Tenho Almódovar, Woody Allen, Fernando Meirelles, Fernanda Montenegro, Wagner Moura, Javier Bardem e Ricardo Darín como grandes referências.

Alô Você Magazine: Fale sobre sua rotina.
Graziela Schmitt
: Não há muita rotina na minha vida. Quando estou gravando, fico imersa no trabalho. Basicamente, tudo na minha semana, gira em torno do que é importante que seja feito para que o trabalho fique melhor. Seja aprender alguma coisa nova que a personagem exija,  praticar a atividade física adequada a essa personagem ou estudar o seu universo e as referências de cada autor/diretor para aquele trabalho. Dependendo do trabalho, gosto de contratar um coach para me acompanhar em todo esse processo. Normalmente, recorro a isso quando estou fazendo novela. Como são muitos meses e muitas horas por dia de gravação, me ajuda bastante.

Graziela Schmitt ed021 201411 (5)

Fotos: Terno Branco e Marrom: Henrique Fisher
Fotos da novela: Divulgação TVI Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top