Desde pequena eu sempre quis aprender Inglês, mas nunca foi fácil pra mim, principalmente a pronúncia. Eu ficava horas e horas na frente da telinha pausando e voltando a cena do meu filme favorito sempre tentando imitar a minha atriz favorita que naquela época era Alicia Silverstone. Eu lembro que eu ficava observando a maneira de fechar e abrir a boca porque achava que o segredo estava na abertura da boca.
Bom, isso já faz muito tempo e hoje não me considero uma especialista em pronúncia, mas acho que ao decorrer dos anos eu descobri algumas dicas que me ajudaram muito.
1 – Música! Muita Música! Você já percebeu que muitos cantores estrangeiros quando eles cantam em Inglês a pronúncia fica bem mais clara? Pois é o poder da música! O ser humano é um ser músical e uma música fica gravada muito mais fácil e rapidamente em nosso cérebro do que uma palavra qualquer. Por essa razão cante, cante bastante; o som vai ficar registrado no seu cérebro e quando você menos esperar você vai estar “pronunciando”a sua música favorita perfeitamente, e cada vez que você for falar alguma palavra que estava naquela música seu cérebro vai fazer uma associação e sua pronúncia. Vai sair AMAZING!
2- Espelho, Espelho Meu! É isso mesmo que você está pensando! Lembra de quando você era adolescente e você ficava na frente do espelho horas e horas treinando o penteado perfeito? Pois então, a prática leva à perfeição. Hoje quando você chegar em casa, vá para a frente do espelho, leve algumas frases e palavras que você acha difícil de pronunciar e treine bem alto na frente do espelho. Perceba como você abre e fecha a boca, como a sua língua se comporta. Por exemplo, palavras com “th” como to think ao pronunciar palavras com “th”a sua língua deve bater nos dentes superiores da frente (de leve né gente). No início você vai molhar o espelho com a sua saliva, mas com a prática e com o tempo isso para de acontecer.
3- Atenção Gravando! Gravar a própria voz ajuda muito, pois muitas vezes não percebemos que o som que escutamos e o som que produzimos é totalmente diferente. E acredite se quiser, mas quando ouvimos a nossa própria voz podemos notar aonde estamos errando muito mais claramente.
Então, o que você está esperando? Vamos começar a praticar? Qual é a sua música favorita? Coloque no rádio e bom estudo!
ALÔ VOCÊ MAGAZINE :: New Jersey . Pennsylvania USA

