Temida pelas mulheres vaidosas, a celulite não tem idade nem hora para chegar. Um dos fatores que contribui para o aparecimento dos indesejáveis furinhos é o sedentarismo, pois favorece a retenção de líquido e o acúmulo de sódio entre as células, estimulando a formação das ondulações sobre a pele. Assim, uma das maneiras de se ver longe do problema estético é incorporar atividades físicas à rotina.
“Os exercícios mantêm a elasticidade da pele, auxiliando na manutenção da massa muscular e estimulando a circulação sanguínea, fatores fundamentais para evitar o aparecimento da celulite”, explica Luis Fernando Livoratti, instrutor da academia K@2 Fitness Technology, de São Paulo.
Eficazes na queima de gordura, os treinos aeróbicos – feitos por 30 minutos, três vezes por semana – são os mais indicados para garantir uma pele lisinha. Por isso, confira, a seguir, cinco modalidades para deixar o corpo em paz com o espelho.
Corrida
Para acelerar o metabolismo, a corrida promove a queima de até 300 calorias em 30 minutos de forma saudável, evitando a sobreposição das células de gordura, reduzindo o aspecto ondulado sobre a cútis. Porém, antes da correr é indicado comer alimentos ricos em carboidratos com baixo índice glicêmico, que serão aproveitados lentamente pelo organismo durante a prática sem aumentar a gordura corporal.
Bicicleta
Pedalar reduz o peso corporal e diminui as chances de flacidez e, consequentemente, do aparecimento da celulite. Contudo, não é qualquer pessoa que pode praticar o exercício, pois lesões no joelho, quadril ou coluna podem ser ainda mais prejudicadas com o uso da bicicleta.
Ioga e Pilates
Os dois exercícios, ao alongar a musculatura de forma profunda, movimentam os septos fibrosos (responsáveis em tracionar a pele para baixo e promover a celulite), já que estão inseridos na fáscia (membrana que reveste o músculo). Isso auxilia a prevenção dos furinhos e mantém a elasticidade da cútis.
Musculação
Capaz de manter o metabolismo em alta, a musculação é uma ótima aliada para evitar as ondulações na região do bumbum e das coxas. Isso porque os exercícios com muita carga eliminam toxinas que fazem mal à pele, reduzindo a possibilidade do aparecimento da celulite.
Natação
Além de promover a redução de medidas corporais, as braçadas na piscina podem funcionar como uma espécie de drenagem que atua na retenção de líquido e diminui o inchaço corporal. Fora isso, a natação ainda ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue.
ALÔ VOCÊ MAGAZINE :: New Jersey . Pennsylvania USA
