Por Jessica Winterbotton
Querido leitores, a cada dia que passa mais pertinho estamos da implementação da nova reforma imigratória, e com isso muitas mudanças estão por vir. Por isso não podemos perder mais tempo! “Bora” atualizar o famoso CV – Curriculum Vitae, e em Inglês: Resumé.
Foi pensando nisso que eu resolvi colocar aqui algumas dicas básicas para não fazer feio na hora da entrevista.
1ª Dica:
Cover Letter: O mundo está personalizado! E o seu Resumé não vai ser diferente. Muitas empresas pedem para que o canditado envie juntamente com o Resumé uma Cover Letter. Já sei, você deve estar se perguntando: mas o que é Cover Letter? É uma carta de apresentação na qual você vai descrever suas qualidades, seus objetivos, e por que você gostaria de trabalhar para aquela empresa. É sempre bom pesquisar sobre a empresa e usar algumas palavras chaves: on time, hard worker, team player, etc.
2 ª Dica:
Experiência: Hoje em dia é muito importante destacar as experiências de trabalho que mais se adequam à posição na qual você está concorrendo. Por exemplo: se você está concorrendo para a vaga de Professor de Matemática, você deverá destacar todas as experiências relacionadas ao ensino e a educação, como estágios, práticas voluntárias, até mesmo quando você ajudou o filho do vizinho passar de ano. Claro que nessas horas a maneira com que você descreve a experiência é muito importante. Por exemplo: “Ajudei o filho do vizinho a passar de ano”, ficaria bem melhor se você colocasse assim: Aulas como tutor de matemática para alunos do ensino médio.
Como podemos ver, a maneira de apresentar um fato faz toda a diferença e pode certamente ser o ponto decisivo na hora da contratação.
3ª Dica:
Revise: Sim, temos que revisar e mais de uma vez e se for possível peça ajuda de outra pessoa, pois geralmente não notamos os nossos erros, sejam eles de digitação, gramática, etc.
Seguindo estas 3 regrinhas básicas, seu Resumé vai ser o primeiro da lista e certamente você irá longe!