domingo , 5 maio 2024
Você está aqui: Capa » Bem Estar » Semente de Chia: A Queridinha do Momento

Semente de Chia: A Queridinha do Momento

Por Emanuele Viana*

semente chiaTodos os anos a mídia dá uma atenção especial para um certo tipo de alimento, tornando-o “o queridinho do momento”. Mas a semente de chia faz por merecer a fama, a sementinha é super do bem, uma grande aliada para uma alimentação saudável e é rica em nutrientes.

A chia é uma semente comestível de alto valor nutricional. Foi alimento básico na dieta dos Maias e Astecas. A palavra chia e derivado da língua Maia, e significa “força”. Atualmente, a semente de chia é a preferida entre os atletas, especialmente os corredores, que usam o “super alimento” para ganhar resistência e aumento de energia.

A chia é uma fonte rica das vitaminas A,B,E e D. Dentre os minerais estão presentes o cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco. Para quem pratica atividade física e procura por uma boa fonte de proteína, a semente de chia ajuda na manutenção da massa muscular.

Excelente fonte de fibra, a chia e uma ótima opção em programas de detox. Auxilia no processo de emagrecimento, aumentando a sensação de saciedade. Ao entrar em contato com líquidos, a semente forma um gel que provoca um atraso no esvaziamento gástrico, aumentando o volume do bolo fecal, e assim facilita a eliminação das fezes e melhora a função intestinal. Sim, isso é sinônimo de boa digestão!

Amiga do coração, a semente de chia também é rica em ômega 3, substância fundamental para a saúde cardiovascular. Reduz a absorção do colesterol e gorduras saturadas, diminui a formação de coágulos sanguíneos ajudando na regulação da pressão arterial. Amiga do cérebro, o ômega-3 também é importante no fortalecimento do sistema neurológico, ajuda a evitar a depressão e aumenta a absorção de nutrientes.

Como consumir? Geralmente indico para minhas clientes o consumo com shakes, smoothies e sucos. Mas a chia pode ser tranquilamente consumida com frutas (eu gosto com mamão), mingal, iogurtes, oatmeal, saladas e em forma de pudim. Por ter um sabor neutro pode também ser misturada a massas de bolo, panquecas e omeletes.

A chia é encontrada como semente, óleo e farinha, e pode ser armazenada por longos períodos sem perder suas propriedades. Uma dica legal para economizar dinheiro e comprá-la a granel ou em Bulk como é chamado por aqui. Hoje em dia é muito mais fácil encontrar a semente em supermercados regulares.

Pudim de Chia

Ingredientes:
¼ xícara de semente de chia
1 xícara de leite de amêndoas
1 colher de agave néctar ou maple syrup
1 xícara de blueberry congelada (ou qualquer outra fruta de sua preferência)
½ colher de chá de extrato de baunilha
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, exceto as sementes de chia em um liquidificador de alta velocidade e bata até que a mistura fique homogênea. Adicione o líquido sobre as sementes de chia em uma taça ou tigela e misture bem. Deixe algumas frutas para decorar. Coloque na geladeira por 1-2 horas até que engrosse, ou deixe durante a noite toda para uma consistência mais cremosa. Enjoy!

emanuele viana*Emanuele Viana - Nutricionista desde 2007, atualmente trabalha nos EUA como Certified Holistic Health Coach. Recebeu seu treinamento pelo Institute for Integrative Nutrition in New York, NY. Emanuele oferece um programa de reeducação alimentar e Detox para mulheres interessadas em saúde e bem-estar, que desejam ter mais energia ao longo do dia e reduzir os níveis de estresse fazendo escolhas praticas, inteligentes e mais saudáveis. Ela diz que sempre teve uma paixão por nutrição e recuperou sua própria saúde aos 25 anos através de alimentação saudável e pequenas mudanças em seu estilo de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top