quarta-feira , 24 abril 2024
Você está aqui: Capa » Bem Estar » “Quinoa”: Como não amar?

“Quinoa”: Como não amar?

por Emanuele Viana

A quinoa é conhecida como o “Ouro dos Incas” um alimento de alto valor biológico. Excelente fonte de energia, tem sido cultivada e consumida por cerca de 8000 anos, nos planaltos da Cordilheira dos Andes na América do Sul e resiste a temperaturas extremas.

quinoa bem estar ed 09

A quinoa é um alimento versátil, contém todos os oito aminoácidos essenciais para torná-la uma proteína completa. Ajuda no fortalecimento muscular e suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio. O alimento que parece um grão mas que na verdade é uma semente, possui uma quantidade significativa de riboflavina que auxilia a reduzir ataques de enxaqueca através da melhoria do metabolismo energético no cérebro e nas células musculares. O alto teor de fibras da quinoa aumenta a sensação de saciedade, uma boa aliada em uma dieta de baixa caloria, podendo favorecer o emagrecimento. Por não conter glúten e ser de fácil digestão, a quinoa é recomendada para pessoas que sofrem com doença celíaca. Alimento funcional que fortalece os rins, coração e pulmões, a quinoa é uma ótima fonte de vitamina E, ferro, potássio, cálcio. Também é fonte de zinco, nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. É preciso lavá-la corretamente em água corrente antes da cocção, pois contém um herbicida natural chamado saponina que deixa um gosto amargo como resíduo. Pode substituir o arroz branco, ser um ingrediente nas saladas, sopas, bolinhos e mingau. Em flocos pode ser consumida com iogurtes e frutas. Já a farinha de quinoa é uma opção inteligente para substituir a farinha de trigo em preparações sem glúten.

fonte: minhavida.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top